AssembleiaMeio AmbienteRegião

SANEAMENTO. Encontro reúne 70 gestores de municípios interessados em procurar recursos

Representantes de bom punhado de municípios participaram do Seminário que teve…

Na verdade, na verdade, a expressão mais correta seria “interessados em saber como fazer projetos” para obter recursos com projetos na área de saneamento. Bem, julgue o leitor, a partir do material produzido pela assessoria de imprensa do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

O líder do governo na Assembleia Legislativa foi o co-promotor (junto com a Fundação Nacional de Saúde) do evento que ocorreu esta tarde, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O texto e as fotos são de Tiago Machado. A seguir:

Seminário sobre Saneamento reúne mais de 70 gestores

Mais de 70 gestores – entre prefeitos, vices-prefeitos e vereadores eleitos ou reeleitos de 24 cidades da região Central do Estado – participaram do 1º Seminário Regional sobre Elaboração de Projetos nas Áreas do Saneamento e Tratamento de Resíduos, realizado em Santa Maria nesta segunda (12). Promovido pelo mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o seminário contou com a presença do Superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Rio Grande do Sul, Gustavo de Mello, que junto com técnicos orientou os gestores a qualificar a captação de recursos para ações em saneamento básico .

Além dos esclarecimentos a várias perguntas feitas pelo público, Mello anunciou a realização de dois cursos de capacitação no setor, abertos aos gestores da região, que ocorrerão no início de 2013 e serão promovidos pela Funasa em parceria com a Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae): de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, em Caxias do Sul, sobre Consórcios Públicos Municipais e, de 15 a 19 de abril, em Santa Maria, sobre Planos Municipais de Saneamento. “O ideal é que vá uma mini-delegação de cada um dos municípios da região Central nestas duas capacitações fundamentais para elaboração detalhada de projetos. Após os cursos, faremos nova reunião com os gestores daqui para debater o que avançou e o que precisa ainda ser orientado”, diz Mello.

Prefeito durante oito anos de Santa Maria, o deputado Valdeci  também se colocou à disposição dos chefes de Executivo para auxiliar na busca por verbas. “Quando era prefeito fui muito criticado pela oposição por viajar demais a Brasília em busca de recursos para Santa Maria. Não me arrependo pelo saldo conquistado, que possibilitou a concretização de inúmeros projetos, sendo vários deles na área do saneamento via o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, disse.

Além dos prefeitos e autoridades municipais, participaram também do seminário as vereadoras Helen Cabral (PT) e Maria de Lourdes Castro (PMDB), os vereadores Admar Pozzobom (PSDB) e Luiz Carlos Fort (PT), o superintendente da Corsan em Santa Maria, Júlio do Espírito Santo, o representante da Prefeitura de Santa Maria, Andrei Nunes, entre outros.

“Será o primeiro de vários outros que vamos realizar na região Central e em outras partes do Estado onde também existam carência de informações na elaboração de projetos. Sem projetos e sem gestão, não há recursos para resolução de problemas das comunidades”, reafirmou Valdeci.

Municípios representados no Seminário:

Itaara, Paraíso do Sul, Formigueiro, Cachoeira do Sul, Faxinal do Soturno, Restinga Seca, São Pedro do Sul, São Martinho da Serra, Vale do Sol, São Francisco de Assis, São Sepé, Unistalda, Santiago, Toropi, Quevedos, Dilermando de Aguiar, São Vicente do Sul, Pinhal Grande, Nova Palma, Novo Cabrais, Ivorá, Júlio de Castilhos, Santa Maria e Jaguari.”

…como um dos promotores, o deputado Valdeci Oliveira (C), líder do governo na AL

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo