Artigos

Uma semana de alegrias, tristezas e surpresas – por Anderson Santos e Dijair Brilhantes

Coluna Além das 4 linhas –  edição da semana de 24 de novembro de 2012 – por Anderson Santos (editor) & Dijair Brilhantes

 

Poucas vezes tivemos dúvidas sobre qual assunto escrever neste espaço. A última semana foi muito movimentada nos bastidores do esporte bretão. De domingo, dia 18 de novembro, até sexta-feira, 23, o mundo da bola girou, alguns sorriram, outros choraram, mas a surpresa foi para todos.

Começamos pelo Palmeiras

Após o empate contra a o Flamengo, em Volta Redonda, o que já era previsto a algumas rodadas aconteceu, o Palmeiras foi rebaixado pela segunda vez à Série B do Brasileirão. Muitos motivos foram colocados e expostos, mas poucos esperavam por isso neste ano.

2012 poderia ser marcado para o Verdão com o fim do tabu de campeonatos nacionais, que já durava 12 anos. O título da Copa do Brasil, que era para dar tranquilidade ao quase sempre problemático ambiente alviverde, acabou a dando demais. Além disso, as já tradicionais brigas internas, política conturbada, ira da torcida, em conjunto coma demissão de um dos técnicos mais vitoriosos da história do clube. O fim de 2012 não poderia ser diferente.

Por uma ironia do destino, um jogador que foi o destaque palmeirense na campanha da Série B Vagner Love, foi o autor do gol do empate do Flamengo, que praticamente rebaixou o Palmeiras. Após o empate, somente uma derrota de outro paulista, a Portuguesa, diante do Grêmio, manteria o Palmeiras com chances de manter-se vivo por mais uma rodada. Mas houve empate no Canindé em 2×2.

No ônibus, em meio a Via Dutra, na viagem de volta para casa, os palmeirenses souberam da notícia. O Palmeiras começa 2013 sonhando com o bicampeonato da América e o bi, ou ao menos a vaga de volta, na Série A. Uma vantagem já é clara quanto aos seus possíveis adversários, o valor recebido dos direitos de transmissão da televisão não mudam (cerca de 70 milhões de reais), o que gera uma “natural” diferença contra seus possíveis adversários.

Mas só isso não basta – ainda mais com dirigentes mais preocupados em reclamar das dívidas que contratar bons jogadores. Com eleições em janeiro de 2013, a Sociedade Esportiva Palmeiras precisa se reinventar (de novo) para ficar no lugar que merece, entre os grandes clubes brasileiros.

Longe dos holofotes       

Em uma realidade muito diferente, muito longe dos holofotes, e qualquer tipo de mídia de massas, o Clube Esportivo Aimoré, de São Leopoldo, sagrou-se Campeão da Segundona gaúcha, (terceira divisão do Gauchão). Com a vitória de 2 a 0 sobre o Gaúcho de Passo Fundo, no acanhado, mas histórico, Estádio Cristo Rei, o time leopoldense confirmou o título e a vaga na divisão de acesso do Campeonato Gaúcho, com uma campanha irrepreensível (16 jogos, 12 vitórias, 2 empates e duas derrotas).

Nos dois jogos finais, o Índio Capilé fez 5 gols e não sofreu nenhum, e o fim de ano foi de alegria para sua torcida, que foi vista vestindo a camisa do Aimoré nas ruas de São Leopoldo e colocando cerca de 5 mil pessoas entre arquibancadas e barranco nas partidas finais do torneio. Após 76 anos de história, foi o primeiro título do time da região do Vale do Rio dos Sinos.

Na Capital dos gaúchos

Já na capital do Rio Grande do Sul, os dois clubes “grandes” viveram momentos um pouco conturbados, embora diferentes na semana.

Do lado gremista, muita especulação quanto à renovação ou não, do contrato do técnico Vanderlei Luxemburgo. A demora no anúncio e a falta de comunicação da nova diretoria com o treinador, deixava a torcida apreensiva.

Para piorar, os boatos da mídia gaúcha davam conta que caso não ocorresse a renovação, Luxemburgo não iria embora de Porto Alegre, apenas mudaria de endereço. A Avenida Padre Cacique seria seu destino. O técnico que mesmo sem ter ganhado sequer um título no Grêmio, caiu nas graças da torcida gremista. No jogo contra o São Paulo no Estádio Olímpico, mais de quarenta mil pessoas pediram sua permanência. Perder o “novo técnico-ídolo” para o maior rival seria trágico.

Na quinta-feira, 22 de novembro, veio o anúncio oficial, Luxemburgo renovou contrato por mais duas temporadas. O técnico disse que a demora deu-se por conta de que agora passaria a morar oficialmente em Porto Alegre, que compraria um apartamento – esperamos que mais camisetas também –, e que traria a família para o Estado. Segundo ele, as cifras não eram o mais importante, mesmo que especula-se que além dos seiscentos mil reais por mês, ele tenha pedido 4 milhões de reais caso seja campeão da América e mais 5 milhões de premiação se vencer o Mundial de clubes, títulos que ele não tem.

No Beira- Rio, a situação é muito mais conturbada. Impressionante como um dos clubes mais vitoriosos da década passada, vive um momento tão complicado. As pessoas não falam mais a mesma língua na Padre Cacique. E não estamos aqui falando do sotaque portunhol dos “gringos” que jogam no lado vermelho de Porto Alegre (e olha que não são poucos).

Os grupos políticos que antes eram unidos, “racharam”. A eleição presidencial que continha três chapas foi vencida pela situação no primeiro turno, devido à clausula de barreira de 25% ser atingida somente por uma das chapas. O que causou a ira de parte dos 70 mil sócios que teriam direito a voto no segundo turno. Resultado: Giovanni Luiggi segue no comando do clube por mais uma gestão.

No vestiário, as coisas vão tão mal quanto na política. Mais um ídolo do passado em campo foi execrando como técnico – e quase todos imaginavam que isso ocorreria.

Depois de Paulo Roberto Falcão, foi a vez de Fernandão, despedir-se do clube com mágoas. Com uma campanha pífia no brasileirão, (26 jogos, 9 vitórias, 8 empates, e 9 derrotas)  para os investimentos do colorado gaúcho, o ídolo e  agora ex-técnico do Inter externou o que muitos especulavam: assim como na política do clube, há um “racha” entre o grupo de jogadores. As lideranças do vestiário passaram a ganhar independência ao ponto de decidir se aceitam ou não ficar no banco de reservas, jogador se negando a jogar fora de posição e, o pior, ameaçando boicotar o clube no Grenal histórico que marcará a última partida do Olímpico!

Na entrevista coletiva de despedida, após ser demitido no início da semana, de surpresa. Em meio às lágrimas, Fernandão disse ter aprendido que no futebol não se pode dizer a verdade, que é necessário omitir fatos e jamais misturar amizade com profissionalismo.

A maior surpresa da semana  

Se ficássemos só nos fatos relatados acima já seria de perder o fôlego, mas a semana teve uma surpresa em seu final. No início da tarde da sexta-feira, os sites de notícia davam conta que José Maria “das Medalhas” Marín, Marco Polo Del Nero e Andrés Sanchez se reuniriam na (nova sede da CBF) sede da Federação Paulista de Futebol para decidir o futuro de Mano Menezes como técnico da Seleção.

Horas depois veio a notícia que ninguém esperava nesse momento, a demissão do técnico Mano Menezes, do comando da seleção brasileira, caiu como uma “bomba”. Afinal, se era para cair, por que não após a campanha pífia na Copa América do ano passado ou na derrota para o México na final dos Jogos Olímpicos.

Com Mano, o time não conseguia vencer clubes top do futebol mundial. Afinal, não valem as vitórias sobre uma Argentina com jogadores que atuam apenas nos clubes hermanos e no Brasil. Os dois títulos do Superclássico das Américas eram normais neste contexto. O que não foi normal é o presidente da CBF sair de La Bombonera antes do jogo terminar.

Curiosamente, a demissão vem justamente no momento que os especialistas viam um estilo de jogo na Seleção, com um time titular praticamente feito, com dúvidas apenas no gol e na posição de centroavante.

Mano veio para renovar tudo, e foi isso que fez. No início, após o fracasso na África do Sul, em 2010, Neymar, Ganso, André, Thiago Silva e David Luiz, eram alguns dos nomes da nova seleção. Após a estreia com vitória, ainda em 2010 contra os EUA tudo parecia resolvido, o futebol brasileiro finalmente havia reencontrado sua cara.

Veio 2011, a seleção começou a tropeçar, contra times de melhor qualidade, (França, Argentina, Alemanha), além de uma vexatória derrota nas quartas de final da Copa América. Junto vieram a críticas da imprensa.

Mano perdeu (ou não tinha) a convicção, deixou de lado a renovação, apelou para os veteranos. Lúcio, Ronaldinho Gaúcho e Júlio Cesar foram alguns testados para comandar a garotada. Porém, a seleção continuou sem funcionar.

Em 2012, o principal teste seria a busca pelo inédito ouro olímpico, com um time promissor. Apesar de ver outros favoritos como Uruguai e Espanha ficarem na primeira fase, o time ficou refém dos gols de Leandro Damião e foi surpreendido na final contra o México. Se serviu para algo, foi para ver que o jovem Oscar poderia ser o 10, que muito se imaginava que fosse Ganso.

Nos últimos amistosos em 2012, o time parecia ter encontrado o seu jogo, com vitórias sobre as fracas seleções chinesa e iraquiana, uma boa vitória sobre os japoneses – que vinham de vitória sobre a França –, e empatou com o bom time colombiano, graças ao pênalti nas alturas cobrado por Neymar.

O melhor da demissão foi o pronunciamento do diretor de seleções, o super sincero Andrés Sanchez. Fiel escudeiro de Mano Menezes, ele disse que José Maria Marin, estava ousando e que ele não concordava com a decisão, mas respeitava as hierarquias. Na boa, não bastasse sequer ser ouvido, ainda o cara foi lá responder as perguntas dos jornalistas sobre o assunto. “Patadas” eram mais que imaginadas – diversão garantida.

Tudo indica que o cargo do ex-presidente corintiano está mais a perigo do que nunca, afinal, toda a comissão técnica foi demitida porque há o entendimento que é necessário um “novo modelo”, seja lá isso o que for, para a Seleção, seis meses antes do primeiro grande desafio, a Copa das Confederações, a ser realizada no Brasil em 2013. Andrés e Mano devem ser os único a sentirem saudades de Ricardo Teixeira, que parece ter sido apagado da entidade com a demissão do técnico.

Após a demissão a CBF, comunicou que só anunciará o novo técnico em janeiro de 2013. Dos nomes nacionais, os de sempre, Felipão e Muricy Ramalho, o “novo nome de sucesso”, o técnico corintiano Tite, e a surpresa da indicação do “revolucionário estrategista” Pep Guardiola, que aparece como preferência da torcida brasileira em diversas pesquisas de opinião na internet, devido ao grande Barcelona, por ele treinado até o meio do ano, e multicampeão.

Quem quer que seja a assumir o barco, ele terá pouco tempo para mudar dentro de campo antes da Copa do Mundo FIFA 2014, e parece que seria pouco razoável crer nisso. O problema do futebol brasileiro mesmo é que ele se localiza no comando, mas não o da comissão técnica, mas o da confederação. Entretanto, para este caso, não há ninguém acima na hierarquia…

(Para quem quiser nos ajudar criticando e/ou sugerindo novas propostas e assuntos, entre em contato através dos e-mails [email protected] e [email protected])

Anderson Santos é jornalista e mestrando em comunicação social na Unisinos ([email protected]) e Dijair Brilhantes ([email protected]) é estudante de jornalismo

Twitter da coluna: @alem_das4linhas

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo