Câmara de VereadoresCongressoCulturaEconomiaEducaçãoJudiciárioPolíticaTrabalho

LUNETA ELETRÔNICA. STF e deputados, Mínimo em 2013, ronha dos vetos, livro do Marieta, Jair na praça

* Decisão do Supremo Tribunal Federal: deputados condenados na Ação Penal 470 (chamado também de processo do “mensalão”) estão proibidos de exercer o mandato.

* São atingidos pelas sentenças os deputados federais João Paulo Cunha (PT), Valdemar Costa Neto (PR) e Pedro Henry (PP). Foram votos contra quatro.

* A Procuradoria Geral da República estuda o pedido (e deverá apresenta-lo) para que a medida seja cumprida imediatamente, embora ainda caibam recursos no STF.

* O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS) já disse que não pretende aderir automaticamente ao entendimento do Supremo. Essa briga, creia, vai longe.

* Conforme cronograma estabelecido em acordo conduzido pelo presidente da Comissão Mista, Paulo Pimenta (PT), o Orçamento para 2013 deve ser votado até quinta.

* Nesta terça, quem mata o assunto é a própria Comissão. E o relatório do senador Romero Jucá (PMDB), foi entregue, como acertado, na segunda-feira.

* Uma das definições importantes a ser dada é o Salário Mínimo Nacional. Que deverá ficar, mesmo, em exatos R$ 674,96. A vigorar, aliás, a partir de 1º de janeiro.

* Enquanto isso, a questão dos vetos de Dilma Rousseff à proposta aprovada no Congresso, sobre o destino dos royalties do petróleo, segue enrolada.

* Semana passada, foi aprovado regime de urgência para a votação dos vetos, o que deveria (ou deverá) acontecer já nesta semana, antes do recesso.

* Nesta segunda, porém, o ministro Luiz Fux, do STF, concedeu liminar impedindo a votação. Antes, devem ser apreciados os mais de 3 mil vetos hoje na “gaveta”. Alguns deles aguardando votação há mais de década.

* O presidente do Congressso, senador José Sarney, promete recorrer e votar, se a sua proposição for acolhida. E daí, o que acontecerá? Ninguém sabe.

* E em Santa Maria? Bueno, aqui, na penúltima sessão do ano, da Câmara, o mais importante é a questão dos futuros CCs, quantos serão e deverão receber. Isso o sítio tratará daqui a pouco, em nota específica.

* De todo modo: os edis, na finaleira do ano, diz o Boletim Legislativo 075/2012, que traz a Ordem do Dia, apresentam 23 dos indefectíveis requerimentos de serviços públicos.

* “Desafios na Prática Docente” é o título do livro organizado pelas educadoras da Escola Estadual Marieta D’Ambrósio: Adriane Maria Limana Guerra, Etiene da Silva de Vargas e Marta Regina Fontoura.

* A obra é uma parceria com a Casa do Poeta de Santa Maria, a Casa do Poeta de São Pedro e professores de Literatura da Universidade Federal de Santa Maria.

Professora Martha: “não apenas um xerox” (foto Ariéli Ziegler/Divulgação)
Professora Martha: “não apenas um xerox” (foto Ariéli Ziegler/Divulgação)

* Segundo a coordenadora pedagógica da escola, professora Marta Fontoura, o livro é uma iniciativa que surgiu da vontade de buscar uma solução para os problemas e necessidades cotidianas da escola e de “aperfeiçoar o conhecimento na temática do letramento”.

* “Os educadores envolvidos não queriam que o resultado final fosse apenas um xerox porque não despertaria a mesma vontade das pessoas em ler”, explica a coordenadora.

* A concretização do livro foi viabilizada através de verba da secretaria estadual de Educação para formação de professores que previa a possibilidade de impressão de material didático-pedagógico.

* Em 2013, a ideia é que o livro seja distribuído nas escolas da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Também deverá ser lançado na Feira do Livro  em Porto Alegre.

* Um dos pontos altos da programação cultural do Natal do Coração acontece nesta terça. Às 9 da noite, na praça Saldanha Marinho, se apresenta ao publico o intérprete Jair Rodrigues.

*  Ele trará o espetáculo “Festa para um Rei Negro”, em comemoração aos seus 70 anos de vida e 50 de carreira de cantor.

* O show faz parte de uma turnê que acontece entre os dias 15 e 19 de dezembro. Quem banca a presença do artista na comuna é o Sistema Fecomércio/SESC. Isto é, o meu, o seu, o nosso troco – via contribuições ao “Sistema S”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo