AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCopa 2014EducaçãoMeio AmbientePolíticaPrefeituraSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Travessia urbana, Valdeci e a região, aulas na Copa, dia da água, síndrome de Down

Vereadores e a travessia urbana. Bem, não apenas essas obras (foto Carolina Bonoto/AI.CV)
Vereadores e a travessia urbana. Bem, não apenas essas obras (foto Carolina Bonoto/AI.CV)

* Nesta quinta aconteceu a primeira reunião oficial da Comissão da Travessia Urbana,  na Câmara. Participam dela os edis Admar Pozzobom, Daniel Diniz e Paulo Denardin.

* O grupo tem 60 dias para concluir seu trabalho e vai analisar, além da Travessia, também outras obras como a duplicação da faixa velha e o asfaltamento de dois quilômetros na parte urbana de Santa Flora.

* Admar (presidente), Diniz (vice) e Denardin (relator) já estão agendando reuniões no DAER e no DNIT, gestores das obras, para a próxima semana.

* Duas comissões permanents do legislativo da comuna também se encontraram nesta quinta e definiram sua agenda nas próximas semanas. No caso, as de Políticas Urbanas e a de Direitos Humanos.

* A primeira pretende realizer uma audiência com o secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, para debater a situação das estradas e do transporte escolar, no meio rural.

* Já a de Direitos Humanos, afora propor reunião com o Conselho do Idoso, para verificar a possibilidade de ações conjuntas, pretende se encontrar também com os Conselhos Tutelares.

* O deputado Valdeci Oliveira recebeu, na Assembleia, nesta quinta, o prefeito de Agudo, Valério Trebien. Temas discutidos: ações na áreas de segurança pública e saneamento.

Valdeci e Trebien: ações nas áreas de segurança pública e saneamento (foto Gabriela Freitas)
Valdeci e Trebien: ações nas áreas de segurança pública e saneamento (foto Gabriela Freitas)

* No segundo caso, Agudo é uma das cidades da região que receberá investimentos da Corsan. Neste primeiro semestre, ocorre a inauguração das obras da nova captação de água, que qualificará o abastecimento.

* Valdeci, aliás, programa roteiro na Fronteira Oeste e na Campanha, nesta sexta, para, como informa sua assessoria, tratar de parcerias com o governo – do qual é líder na Assembleia.

* Os compromissos do parlamentar são em São Gabriel e Dom Pedrito, de manhã, e Bagé, na parte da tarde e à noite. Autoridades das duas comunas e também lideranças locais estão na agenda.

* As da rede estadual de ensino não serão interrompidas, com concessão de férias aos estudantes, durante a Copa do Mundo, entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014.

* De acordo com o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, a prioridade na rede estadual será o cumprimento dos 200 dias letivos, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

* Nos dias de jogos do Brasil, as escolas poderão instalar telões, reduzir o horário ou suspender as aulas. A decisão sobre qual medida será adotada ainda será tomada.

* “A LDB não pode ser sobreposta pela Lei Geral da Copa, e a interrupção das aulas durante 30 dias poderia se refletir em descontinuidade do aprendizado, prejudicando estudantes”, resume Azevedo. O calendário escolar de 2014 será definido no segundo semestre.

* O Dia Mundial da Água, no âmbito da Prefeitura, será marcado, nesta sexta, por uma palestra com o tema “Uso e Conservação do Recurso Água”.

* O palestrante será o engenheiro agrônomo e professor da Unifra Afrânio Almir Righes. A palestra, que começa às 7 da noite, tem entrada franca é aberta ao público em geral e será no Auditório do Centro Administrativo Municipal.

* Nesta sexta, a partir das 9 da manhã, no Plenário da Câmara, acontece a mesa redonda “Inclusão e o comportamento das pessoas com Síndrome de Down na escola”.

* A atividade marca o Dia Municipal da Síndrome de Down, instituído pela Lei Municipal nº 5645/2012 e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a síndrome e minimizar o preconceito.

* A mediação é da psicóloga e doutora e Psicologia, Luciane Najar Smeha. Participam representantes de escolas municipais e estaduais. Os participantes receberão certificado. A entrada é franca.

* A promoção é da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo com apoio da Bem Viver – Associação dos Pais e Amigos das Pessoas com Síndrome de Down.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo