Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. O inquérito, a política e os danos

Afora efeitos no plano jurídico, inquérito vai influenciar na política

Os fatos: como desdobramento da investigação que apurou causas e responsabilidades pela tragédia de 27 de janeiro, a polícia, “havendo indícios da prática de homicídio culposo, será remetida cópia do inquérito policial à 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande de Sul, para apurar responsabilidade criminal do Prefeito Municipal Cezar Augusto Schirmer”.

Mais: dois secretários, Miguel Passini (Controle e Mobilidade Urbana) e Luiz Alberto Carvalho Júnior (Proteção Ambiental), foram indiciados por homicídio culposo.

Além disso: os mesmos secretários, e também o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno (ex-secretário de Controle e Mobilidade Urbana) com indicação, ao Ministério Público, por “possíveis práticas de improbidade administrativa”.

A par da situação pessoal de cada um, de maior ou menor relevância no inquérito, os danos políticos são evidentes. No caso do prefeito, em função de seu foro privilegiado, a situação será definida no Tribunal de Justiça do Estado. Quanto aos demais, a situação é obviamente mais grave para os secretários, na comparação com o presidente da Câmara. A definição, agora, será do Ministério Público.

Mas, e na política? Os danos são óbvios. E sua redução ou ampliação dependerá muito, mas muito meeesmo, da atitude proativa ou defensiva do prefeito em relação aos fatos. E também do comportamento da CPI instalada na Câmara de Vereadores – que tem, de um lado, seu presidente incluído no inquérito e, de outro, o próprio prefeito, que detém o controle político dos edis que compõem a comissão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Nao entendo o porque o Bisogno tá de lombo liso.
    O cara do meio ambiente ta enredado e o da Mobilidade Urbana que teve o maior periodo de Kiss funcionando sob a sua tutela ta livre?!?!?!’

  2. Volto a dizer: Situação terrível para os integrantes da CPI. Foram colocados alí para acobertar uma situação. Só que, depois do relatório da polícia civil esta mesma situação ficou “inacobertável”. Na lista dos indiciados deverão estar obrigatoriamente os nomes dos convocados para depor. E agora???

    Quanto ao papel da oposição neste momento, eu diria que seria de esperar um pouco. Só para ver como os situacionistas irão sair de um enrosco que eles mesmos se meteram.

  3. O Prefeito poderia ter um geste de grandeza e humildade e pedir afastamento do cargo ate pelo menos a justica de Porto Alegre tomar uma decisao e deixar o cargo e assumir o Farret que a prefeitura ficara com um homem experiente para este momento dificil para a cidade .

  4. Perguntas que não calam!

    Os Secretários Miguel Passini e Luiz Alberto devem no mínimo pedir para sair? e em não o fazendo o Prefeito deve tomar a iniciativa?

    E quanto a CPI, os 14 vereadores de situação continuarão tentando tapar o sol com a peneira?

    Qual a posição que tomarão os 7 vereadores da oposição formada apenas por 3 bancadas (PPL, PT, PSDB)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo