Artigos

Uma estratégia de desenvolvimento econômico com equidade e justiça social – por Daniel Coronel

Nas últimas semanas, a mídia local noticiou que o prefeito Cezar Schirmer irá começar efetivamente, agora em maio, o seu segundo governo, em função das várias circunstâncias sociais que abalaram nossa cidade. Neste sentido, faz-se pertinente que a Administração Municipal tenha estratégias de desenvolvimento social e econômico claras e consistentes  visando dar um novo patamar e uma nova conotação à cidade.

Um ponto fundamental nesta nova gestão é que o governo municipal consiga “vender” melhor a imagem de Santa Maria como polo educacional e cultural, de fácil acesso aos países do Mercosul e com amplas possibilidades ao empreendedorismo, ou seja, que a cidade seja atrativa a novos projetos e investimentos.

Outra questão que merece uma análise e ações mais acuradas está relacionada ao sistema de saúde municipal, tão criticado nos últimos anos, embora tenham ocorrido avanços, mas que deixa ainda a desejar em aspectos relacionados à eficiência e eficácia.

A estrutura funcional e administrativa da Prefeitura precisa urgentemente ser revista, com mecanismos de gestão modernos e eficientes para que os processos e as ações que precisam de uma forte atuação do poder público possam fluir com maior agilidade apesar dos entraves da burocracia administrativa.

Ações visando a um melhor embelesamento e cuidado com a cidade aindam precisam de forte atuação da Prefeitura, para que as ruas e os espaços públicos sejam dignos de uma cidade universitária e cultural.

Ainda nesta perspectiva, um outro ponto que, com certeza, deverá ser foco desta nova gestão está relacionado às possibilidades de maior exploração do turismo local de Santa Maria e região, através de festividades religiosas, culturais e históricas.

Por fim, um outro aspecto fundamental é que a Prefeitura vá ao encontro dos santa-marienses com o objetivo de tentar restabelecer uma nova relação com a população, a qual ficou extremamente desgastada, em função de o poder público ter deixado a desejar em questões relacionadas à fiscalização e à morosidade da máquina administrativa, que infelizmente causou um dano e uma dor que só mesmo o tempo e ações concretas de maior responsabilidade e transparência serão capazes de, quem sabe, ser amenizadas.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Prezado Dr. Daniel!

    Me solidarizo com seu pensamento lúcido e objetivo. Sua colaboração acadêmica/ colaborativa nos conduz a reflexão. Falastes não somente em desenvolvimento econômico, mas social. Desenvolvimento não é sinônimo de crescimento. Considero crescimento o desenvolvimento equilibrado no aspecto social, econômico, agrário, meio ambiente e etc. Espero que nossos administradores se apropriem desse fazer pensar e coloquem na prática as efetivas boas estratégicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo