AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEstadoJudiciárioMeio AmbientePolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Reforma corrigida, Kiss no TJ, novo secretário, Cláudio Rosa fora, 52 mil vacinados…

* A prefeitura municipal, comunicada dos erros no projeto de lei da Reforma Administrativa, revelados com EXCLUSIVIDADE pelo sítio, já fez as correções.

* Segundo informa fonte da Câmara, isso é possível a qualquer tempo. Logo, é bem provável que já nesta terça, a Comissão de Constituição e Justiça analise a proposta.

* Fica, porém, a situação exposta pelo editor, em texto de OPINIÃO publicado na manhã passada: urge que o Prefeito Cezar Schirmer dê uma olhada para “dentro da Prefeitura”.

* O Tribunal de Justiça do Estado julga nesta quarta mais uma petição do advogado de defesa de Elissandro Spohr, o Kiko, um dos réus no processo da tragédia da boate Kiss.

* Jader Marques quer que o TJ avalie falhas na denúncia do Ministério Público, que implicou na denúncia de Spohr por homicídio doloso na forma eventual.

* Houve, antes, duas tenttivas de Marques, em nome de seu cliente. Uma delas transferir o processo para o Tribunal, de vez que o Prefeito Cezar Schirmer havia sido nominado. Não levou.

* O governador Tarso Genro anunciou, nesta segunda-feira, os nomes dos novos titulares da Secretaria de Meio Ambiente e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Neio Pereira, o novo secretário, atuou aqui após a tragédia da Kiss (foto Claudemir Pereira)
Neio Pereira, o novo secretário, atuou aqui após a tragédia da Kiss (foto Claudemir Pereira)

* O presidente da Fepam é o engenheiro químico Nilvo Luiz Alves da Silva, que foi secretário substitute de Meio Ambiente na gestão Olívio Dutra e trabalhou inclusive nas Nações Unidas.

* Uma curiosidade, no caso santa-mariense, sobre o novo titular da pasta de Meio Ambiente, o médico e ex-dirigente do Grupo Hospitalar Conceição, Neio Lúcio Fraga Pereira.

* Fraga Pereira integrou a equipe da Força Nacional do SUS que atuou na boca do monte no período pós-tragédia da Kiss. Aliás, era o substitute do ministro Alexandre Padilha, na ausências deste.

* Numa sessão em que nada há de importante na Ordem do Dia, como se percebe à rápida leitura do Boletim Legislativo 24/2013, o destaque será outro.

* Haverá, não há dúvida, momentos de emoção com a despedida (segundo o editor apurou, ele terá 10 minutos para se manifestar), talvez provisória, de Cláudio Rosa.

* Como o leitor deste sítio sabe desde o início da noite desta segunda, a Câmara já foi NOTIFICADA da pena imposta ao peemedebista e ele perdeu o mandato.

* Haverá um recurso contra a decisão cautelar junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Mas isso só acontecerá na quarta-feira e o julgamento tem data incerta. Enquanto isso, quem assume é Anita Costa Beber, do PR.

* Aliás, a Câmara que lançou, na manhã passada, a sua própria campanha do Agasalho, num café da manhã organizado por servidores e estagiários da Casa.

Campanha no Legislativo. Ação faz parte da Semana da Câmara (foto Cristian Cunha)
Campanha no Legislativo. Ação faz parte da Semana da Câmara (foto Cristian Cunha)

* Se manifestando, o vereador Sérgio Cechin destacou o sentimento de solidariedade expresso pela campanha. No ato também estiveram os Vereadores Dra Deili, Tavores Fernandes e Daniel Diniz.

* E, na Assembleia Legislativa, há oito MATÉRIAS em condições de ser apreciadas pelo plenário nesta semana. Duas têm prioridade, pois trancam a pauta.

* São propostas do Palácio Piratini que tramitam em regime de urgência. Uma é o Projeto de Lei 68 2013, que institui a Política Estadual de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social no RS.

* Outra é o Projeto de Lei 72 2013, que autoriza a abertura de créditos especiais de R$ 6 milhões no Orçamento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

* A decisão, porém, sobre quantos e quais projetos serão analisados nesta semana sai no final da manhã, após reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora da Assembleia.

* A Prefeitura, via secretaria de Saúde, divulgou na tarde passada o balanço final da campanha de vacinação contra a gripe, encerrada na sexta-feira.

* Segundo o Setor de Imunizações foram vacinadas 51.984 pessoas que integram os chamados grupos prioritários, o que representa 96,64% de uma população total de 53.791 santa-marienses.

* As doses restantes que já se encontram nas unidades de saúde continuarão sendo disponibilizadas para os grupos prioritários.

* Também estarão disponíveis para crianças de dois anos a dois anos onze meses e vinte e nove dias. Isso, claro, enquanto durarem os estoques das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

* A Feira do Livro encerrou com um recorde histórico de comercialização, nos seus 40 anos de existência. Foram 65.120 exemplares, ante os 54.190 do ano passado.

* Uma curiosidade: dos dez livros mais vendidos (e divulgados em ordem alfabética), são três os de autores santa-marienses: a Cronologia Histórica de Santa Maria (Romeu Beltrão), Secos e Molhados (Derli Vargas) e O Vaga-Lume Quindão (Onilse Noal Pozzobom).

* Quem quiser saber os demais, e também receber outras informações, clique AQUI e confira a nota produzida pela assessoria de imprensa do evento, excelente trabalho dos alunos de jornalismo da Unifra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Discordo JACI BORREAU; o ex-vereador Cláudio Rosa será encaixado na Comunicação, com o perdão dos jornalistas de ofício. Comenta-se que ficará na frente do palacinho aos gritos,propagando,sem megafone, as realizações(???) do governo.

  2. Quero só ver o desarranjo que esta reforma vai provocar.
    A OAB tinha que verificar a legalidade da coisa.
    Tinham que ver bem certinho quantos CCs tem hoje, de verdade e ver quantos sairão, pois vai diminuir… prometem.
    Onde irão encaixar o Rosa? Palpite: meio ambiente.

  3. Este vereador Claudio Rosa é aquele que discursava gritando contra a taxa de luz? Estou fora de Santa Maria há algum Tempo ? Mas se bem me lembro , acho que é ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo