CidadaniaEconomia Solidária

MISEREOR. Instituição que luta contra a pobreza em três continentes reúne 50 líderes aqui em Santa Maria

O Misereor é uma entidade católica originária na Alemanha. Atua em países pobres africanos, asiáticos e latino-americanos. Entre esta quarta e sexta, líderes da instituição no sul do Brasil, e também alemães e belgas vão se reunir em Santa Maria.

Entre os itens da programação está, também, o lançamento dos diversos eventos internacionais da economia solidária, marcados para junho. Para saber mais do que acontece até sexta,confira material distribuído pela assessoria de imprensa da, entre outras atividades, Feira Mundial da Economia Solidária. O text é de Maiquel Rosauro. A seguir:

Encontro internacional inicia amanhã no Instituto São José

Inicia amanhã (15 de maio) no Instituto São José, em Santa Maria, o Encontro dos Parceiros da Misereor. O evento que segue até sexta-feira (17) irá reunir cerca de 50 lideranças de 22 entidades da região Sul do Brasil, Alemanha e Bélgica. O encontro visa avaliar e projetar obras em parceria com a Misereor.

A Misereor é uma entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação ao desenvolvimento. Há mais de 50 anos, está comprometida a com a luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina. O Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, tem parceria com a Misereor desde 1986, por iniciativa de Dom Ivo Lorscheiter.

A entidade apoiou o início do Projeto Esperança e um grupo de parceiros e apoiadores – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Emater e lideranças da Diocese de Santa Maria – com o primeiro prédio do Feirão Colonial, um caminhão, uma Kombi, uma Parati e mais alguns projetos pontuais. Nove convênios consecutivos foram renovados desde 1986. 

O objetivo agora é buscar políticas públicas que deverão dar conta deste importante apoio. O desafio é fazer com que governos a nível local, Estadual e Federal apoiem experiências dessa forma de organização.

– A Misereor entende que a América Latina já tem condições de caminhar com as próprias pernas e deve direcionar suas ações à África – explica irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

Na quinta-feira (16), o Encontro terá uma programação especial. Às 19h, haverá café colonial com os produtos da Economia Solidária e da Agricultura Familiar. Às 20h, será realizado o lançamento do 2º Fórum Social de Economia Solidária, 2ª Feira Mundial de Economia Solidária, 9ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 20ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop). Estes eventos serão realizados entre os dias 11 e 14 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. 

Logo após o lançamento, ocorre a Noite Cultural, com apresentações artísticas e mostra de trabalhos da Economia Solidária. O lançamento dos eventos e a Noite Cultural são abertos ao público. Interessados devem confirmar presença pelo e-mail [email protected]g.br até esta quarta-feira (15).”

PARA CONFERIR QUEM PARTICIPA DO ENCONTRO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo