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‘Buzz marketing’ e a publicidade velada em ‘blogs’ – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Com a popularização do uso da internet e com a consequente explosão das redes sociais, a publicidade virou o seu olhar para este novo e promissor nicho. Os consumidores estão a um clique de qualquer compra, não precisam se deslocar até uma loja, experimentar o produto, refletir sobre o negócio. Por isso, desprotegidos.

Os blogs de moda são altamente assediados por marcas e agências de publicidade. Entretanto, como o meio virtual ainda não possui legislação própria, pois se trata de um fenômeno relativamente novo. Os blogs têm se aproveitando disto para veicular publicidade sem nenhuma sinalização, ou, ainda pior, mascarada como “dicas de amiga”.

O Código de Defesa do Consumidor traz como direito básico a proteção contra a publicidade abusiva ou enganosa, por meio de norma específica (art. 6º, IV e art. 36), na qual os fornecedores, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterão, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.

Nesse contexto é possível depreender que não é necessário que algum consumidor efetivamente tenha auferido algum tipo de dano individualizado, pois este já terá se materializado exatamente no momento em que o anúncio de determinada marca e/ou produto for publicizado.

Visto isso, pergunta-se: o consumidor é capaz de identificar publicidades mascaradas? Este método comercial desleal vem sendo utilizado deliberadamente online, evidenciando tanto a incapacidade do consumidor de perceber que esta sendo ludibriado.

A diferença entre o marketing tradicional introduzido nos meios de comunicação como televisão, rádio, jornal e revistas e o buzz marketing é que, enquanto o primeiro emite a todos um considerável número de informações sobre diversos produtos, marcas ou serviços, literalmente invadindo o dia-a-dia dos indivíduos; o segundo requer uma permissão para que a marca possa devidamente informar o consumidor a respeito de determinado bem, sanando suas eventuais dúvidas e atingindo seu interesse para uma possível venda.

O buzz marketing encontrou nos blogs um espaço onde a informação pode ser difundida de forma mais espontânea, como uma conversa entre amigos, e muitas vezes o que é anúncio publicitário passa despercebido aos olhos dos consumidores. Eis aqui mais um universo em que o consumidor precisa estar atento.

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

[email protected]

facebook/vitorhugoaf

Referencia: Monografia “A publicidade velada em blogs de moda e o desrespeito aos artigos 6º, IV e 36, do Código de Defesa do Consumidor”, de Jordana Freire.

 

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Um Comentário

  1. Excelente artigo! Queria escrever minha monografia sobre isso e vi que a referência do artigo foi exatamente uma monografia sobre esse tema! Será que teria como vc me passar as referencias bibliograficas que a pessoa utilizou? Desde já agradeço!

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