ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. E surge, então, Cachoeira do Sul

Isso é história!

A coluna foi às considerações preliminares de Romeu Beltrão, na sua obra. Assim, é possível entender algumas circunstâncias que contribuíram para o nascimento de Santa Maria:

10 de junho de 1779 – É criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira, por D. José Joaquim Mascarenhas Castelo Branco, bispo do Rio de Janeiro, à qual ficará subordinada a Capela do Acampamento de Santa Maria da Boca do Monte até 17.11.1837, quando será por sua vez elevada a freguesia. Aurélio Porto faz remontar as origens de Rio Pardo e Cachoeira a 1733, porém, é oficialmente admitido que aquela foi fundada em 1754, quando… o Eng. João Gomes de Melo e um contingente comandado pelo Cap. Francisco Pinto Bandeira construíram o Forte de Jesus, Maria e José. Cachoeira teve origem numa povoação estabelecida por soldados de Gomes Freire junto ao Passo da Cachoeira do Fandango, em 1753, no arrabalde de Cachoeira até hoje conhecido por Aldeia.

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo