SECRETARIADO. Nove postos do primeiro escalão de Schirmer ainda em aberto. Entre eles, a joia da coroa
COM ACRÉSCIMOS E CORREÇÕES, À 1H
Com o anúncio feito no final da tarde passada, e que você conferiu AQUI, o prefeito Cezar Schirmer fechou pouco mais da metade do primeiro escalão do segundo mandato, recém-iniciado.
Agora são 10 os nomes oficialmente conhecidos, do secretariado que vai administrar a comuna, consoante as emanações do gabinete principal do Palacete da SUCV.
Há 13 dias, claramente pressionado por sua própria palavra (afinal, prometera divulgar pelo menos parcialmente seus assessores principais), Schirmer anunciou os seis primeiros. Como destaque, a escolha de um técnico que não reside na comuna, mas que recebeu indicações positivas até de gente da oposição, para assumir a “bronca” da Saúde: Vanoir Koehle. Uma decisão pessoal, assim como a da fisioterapeuta Margarida Mayer, para o Desenvolvimento Social – embora essa atendesse também interesses da bancada do PTB, noves fora a braba executiva petebista. No mais, era só uma “dança de cadeiras”.
Pois, nesta segunda, veio mais uma pílula. Marilia Chartuni na Cultura (em lugar de Iara Druzian) era sabida há cinco dias, pois o sítio já a ANTECIPARA. Outra dança da cadeira, com a extinção da pasta de Pippi (Planejamento Estratégico), que assume o lugar de Antonio Carlos Lemos (Gestão), que vai para o Meio Ambiente, no lugar de Luiz Alberto Carvalho Júnior, afastado.
Ah, mas teve uma novidade. Semelhante, talvez, em impacto, à da escolha de Koheler. O ex-diretor da Ulbra e ex-pró-reitor de Planejamento da UFSM, Renato Brunet, é o escolhido para uma das pastas estratégicas do novo mandato: Desenvolvimento Urbano.
O QUE RESTA – ainda há nove postos sem anúncio oficial do comando. Ou oito, se (o que é improvável), o prefeito elimine a secretaria extraordinária de Ações Comunitárias, hoje ocupada (e assim deve continuar) por Adelar Vargas.
Na verdade, na verdade, o que falta, meeeesmo, é resolver o imbróglio do PDT (que os partidos aliados querem ver longe do governo), e que detém a secretaria de Mobilidade Urbana, com Miguel Passini, e pelo menos duas dezenas de Cargos de Confiança. O prefeito tende a contrariar as agremiações, inclusive o PMDB, e manter os pedetistas.
E, claro, a joia da coroa. Símbolo do que Schirmer pretende no segundo mandato, junto com a pasta de Desenvolvimento Urbano (Renato Brunet). No caso, o Instituto de Planejamento, sucedâneo do Escritório da Cidade, e que é provisoriamente dirigido por Júlio Silva Neto. O prefeito tentou Flávio Portella, que disse não. E buscou dois empresários graúdos da cidade. Ao que se sabe, um fez uma série de ponderações (por enquanto) não aceitas pelo prefeito, e o outro recusou polidamente.
Então, o que fazer? É no que deve estar pensando Cezar Schirmer, antes de anunciar os outros nomes, que devem, muito provavelmente, ser os mesmos que já estão nos seus cargos. A saber:
Finanças (Ana Beatriz Rodrigues de Barros),
Educação (João Luiz Roth, hoje em tratamento de saúde, ou Silvana Guerino, que é a interina e assim pode permanecer)
Turismo (Norma Moesch)
Desenvolvimento Rural (Rodrigo Menna Barreto)
Infraestrutura (Tubias Calil)
Extraordinária de Ações Comunitárias (Adelar Vargas)
Desenvolvimento Econômico (Luiz Alberto Flores – ou outro nome, quem sabe técnico, quem sabe empresário)
Que cidade o Sr.Renato mora?????
Porque,com certeza em Santa Maria,não é!!!
Onde estão as centenas de paradas de ônibus,flexibilidade no transito(hahahaha,essa foi a melhor de todas)regularização dos mototaxistas(que bonzinho)e dos táxis CLANDESTINOS,por que ele deixou como está?????Paisagismo no calçadão???só que seja das lajotas soltas….onde as pessoas caem….
Deu um upgrade,para a campanha dele,isso sim,pois o que ele mais gostava de fazer, era pintar as faixas de segurança,e claro,ficar junto com os funcionários,para aparecer bem na foto….por isso fez 8 mil votos,quero ver na próxima,não faz 1 mil…
Ah!Quanto as outras colaborações,acho melhor não falares mesmo,aliás todos sabem…..
Por favor,digo eu!!!!!
Não precisa imaginar o Lemos no Meio Ambiente. Não estarás comigo (MCK) lá para saber das coisas. Talvez possas ter razão, sic, de entender a opção do Prefeito. O problema é que a distinta Maria Cristina Khoury não acompanha a mídia, senão saberia que o Lemos cria problema: dos bons. Tem a obrigação de ajustar situações que muitas vezes não vão ao encontro de interesses, inclusive dela. Não sei se esta senhora é daqui, não tem currículo transparente: o Lemos sim, tem. Os dois anos de Secretário de Finanças deixou a casa em ordem junto com uma pleiade de servidores competentes. Depois foi para a Gestão e em dois anos e meio lutou e conseguiu venceu obstáculos na área de patrimônio, recursos humanos e muitos outros. Decadência é não ter o que fazer e rabiscar idiotices. Na UFSM, já está aposentado, depois de 36 anos e além de sala de aula que nunca deixou de estar, galgou todas as posições administrativas, não chegando só a reitor. Então, respeito é bom.
Com a nomeação do professor Lemos, para secretário do Meio Ambiente santa-mariense, passei a me questionar se o referido seria mais um secretário a transitar por essa Pasta, ou ele iria efetivamente enfrentar a dura, a perversa realidade ambiental do município. Lendo, no entanto, a manifestação da senhora Maria Cristina Khoury, deu para entender com bastante clareza o porquê de tal nomeação. Em resumo: nada mudará na administração municipal, a não ser os nomes. E Santa Maria continuará com seus dramáticos problemas ambientais e sociais, ao aguardo de um grande prefeito, para enfrentá-los com determinação e seriedade. Schirmer é simplesmente decepcionante. Consegue ser pior que seu antecessor.
Só não entendo o porque de outros partidos da base aliada estarem querendo a saída do PDT do governo… Soubemos que foi o PDT que nas mãos do bisogno deu o upgrade na administração e ajudou com o comando de Schirmer a dar uma nova realidade a nossa cidade. Centenas de paradas de ônibus e aumentos e melhorias em outras existentes, mas flexibilidade no transito, cadastramento e regularização dos mototaxistas, implantação SIM no transporte publico com baixa de índice de assalto e meia tarifa na segunda passagem. Não vou aki falar das outras atribuições e colaborações, sei que tinha superintendente da habitação, coordenador do banco mundial e at as melhorias do paisagismo do calçadão tem a mão do PDT. Pergunto oq fez de errado o PDT? estou falando do PDT nao de A B ou C. Agora querem que o prefeito abrace as dores dos outros!!! Por favorr!
meu querido Claudemir, estou aqui imaginando o Lemos no Meio Ambiente e não consigo entender o que levou o Schirmer a tomar essa atitude. Depois de muito tentar entender só restou uma opção: não tinha onde colocar o Lemos e ali no Meio Ambiente ele não vai causar problemas. Mas prá quem era o homem forte desse governo, Secretário de Finanças ir caindo até essa posição é realmente a decadência total. Dessa posição só resta mandar de volta prá UFSM.