AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEconomiaEducaçãoInternetJudiciárioPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSegurançaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Kiss em dois atos, Pozzobom, Valdeci, Schirmer, novas siglas, desindustrialização…

* Recomeçam na manhã desta terça, na sala do Júri, do Foro de Santa Maria, as audiências de testemunhas do processo criminal da tragédia de 27 de janeiro.

kiss selo* Serão três dias consecutivos de depoimentos. Um operador do Direito ouvido pelo sítio não acredita no final do julgamento antes de dois anos. Em primeira instância. E sem contar eventuais recursos.

* Para começar, como RELATA o repórter Luiz Roese, na versão online do jornal A Razão, devem ser ouvidas seis pessoas, na condição de testemunhas.

* Todas elas na condição de vítimas e listadas pelas defesas. Entre os depoentes estão um casal de seguranças que trabalhava na casa noturna e um sobrinho de Elissandro Spohr, o Kiko, um dos quatro réus.

* Composto o Conselho Especial, que terá quatro oficiais da Brigada Militar, acontece também nesta terça, só que na Justiça Militar, a citação dos oito réus bombeiros.

* São integrantes do Conselho quatro coroneis: João Diniz Prates Godoi, Fernando Alberto Grillo Moreira e Humberto Teixeira Santos, de Porto Alegre, e Heitor de Sá Carvalho Junior, de Guaíba.

* Os réus denunciados pelo Ministério Público são Moisés Fuchs, Daniel da Silva Adriano, Alex da Rocha Camillo e Gilson Martins Dias.

* E também foram denunciados Vagner Guimarães Coelho, Renan Severo Berleze, Marcos Vinícius Lopes Bastide e Sérgio Roberto Oliveira de Andrades.

Pozzobom e Bira: projetos anti-incêndio
Pozzobom e Bira: projetos anti-incêndio

* O deputado Jorge Pozzobom segue na sua rotina de entregar cópias dos projetos de lei que tramitam no Congresso e na Assembleia, que tratam da prevenção de incêndios.

* Nesta segunda, quemo recebeu foi o coordenador geral da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs), Ubirajara Pereira Ramos (Bira) – que também levou cópia da legislação que vigora em São Paulo, estado governado pelo PSDB.

* Conforme Pozzobom, a intenção é envolver os bombeiros na busca de mais elementos que possam colaborar na consistência dos textos antes de que sejam votados.

* Ninguém duvida: a sessão desta terça, da Câmara, será marcada pelos discursos que vão lembrar Maria de Lourdes Castro, precocemente falecida. A própria reunião tem o mesmo Boletim (apenas com ADENDO) da sessão da última quinta, data da morte.

* Além de alguns requerimentos a ser votados, também está prevista a participação, na Tribuna Livre, de Jerceli Silveira, da Associação dos Moradores do Cipriano da Rocha.

* Na Assembleia Legislativa, há 19 MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos parlamentares, nesta semana. Um veto total e quatro propostas em regime de urgência têm a preferência na votação.

* Uma dessas proposições, que precisam ser apreciadas antes das demais, é o PL 41 2013, que institui o Sistema Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

luneta valdeci* A decisão sobre quais e quantas das 19 propostas serão votadas sai, como habitualmente, no final da manhã desta terça, após reunião dos líderes partidários com a direção da Assembleia.

* Por falar em parlamento estadual, o deputado Valdeci Oliveira, por sua assessoria, informa já estar no ar o novo sítio (imagem ao lado) do deputado na internet.

* Lançado oficialmente na última sexta, o portal agrega diversos conteúdos da trajetória e garante interação com as redes sociais. No novo site (www.valdecioliveira.com.br), é possível acompanhar as notícias das atividades do deputado, artigos e fotos.

* O prefeito Cezar Schirmer recebeu, na tarde passada, do diretor da Fadisma, Eduardo Rocha, o resultado do I Censo Sobre Ações Municipais de Segurança Pública do RS.

Pelo Censo que Schirmer recebeu, SM é 5ª em iniciativas pró-segurança (foto João Alves)
Pelo Censo que Schirmer recebeu, SM é 5ª em iniciativas pró-segurança (foto João Alves)

* Aliás, material a respeito não é novidade para o leitor deste sítio, que teve nota a respeito PUBLICADA ainda no mês passado, com amplos detalhes do que foi feito em todos os 497 municípios gauchos.

* O Censo é uma iniciativa da Fadisma em parceria com o Instituto Fidedigno, e tem como objetivo mapear a realidade da atuação das cidades gaúchas na área da segurança.

* A pesquisa foi efetuada em 2012, através de questionários eletrônicos, e também entrevistas em profundidade por telefone e presenciais.

* Seis artigos produzidos por pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do País compõem um livro bastante atual: “A desindustrialização brasileira”.

luneta coronel* Entre seus organizadores está o santa-mariense Daniel Arruda Coronel (professor da UFSM e também colaborador deste sítio). A obra é uma imortante contribuição ao debate do que seria uma desindustrialização “precoce” do Brasil.

* Informações e vendas sobre “A desindustrialização brasileira” (confira a ilustração ao lado) você tem pelo sítio www.edunisinos.com.br.

* O Tribunal Superior Eleitoral decide, nesta terça, se concede registro definitivo a dois novos partidos políticos. Um deles “Solidariedade”, legenda criada pelo deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP), com propensão a não apoiar a reeleição de Dilma Rousseff.

* Já o segundo, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) é sigla criada, se diz, por deputados e políticos com tendência governista. Ah, a decisão pode ser adiada para quinta.

* Também nesta terça, dirigentes do Rede, de Marina Silva, entregam ao Tribunal Superior Eleitoral um novo pacote com assinaturas de apoio já certificadas pelos cartórios eleitorais.

* Os militantes calculam ter alcançado 400 mil assinaturas certificadas, de um total de 492 mil exigidas para criar um novo partido.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo