ArteAssembleiaCâmara de VereadoresCongressoCulturaEconomiaEducaçãoEstadoJudiciárioMinistério PúblicoPolíticaPrefeituraTrabalho

LUNETA ELETRÔNICA. Pibão gaúcho?, voto secreto, rodeios na lei, Talentos na Educação, Roda de Arte…

* Há muita expectativa para a divulgação, nesta quarta, dos números do Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul, no segundo trimestre do ano.

* Quem faz a divulgação, às 11 da manhã, é a Fundação de Economia e Estatística. Há quem diga que será bem superior ao nacional, e puxado pelo desempenho do campo. A conferir.

* Também nesta quarta, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar a PEC 43/2013, aprovada pela Câmara na semana passada.

* É a chamada PEC do voto secreto, e que tende a ser aprovada com facilidade. Apenas que, talvez, com emendas. Nesse caso, mesmo aprovada depois pelo plenário, voltaria a ser apreciada na Câmara.

* Também no Senado, mas nesta terça, a mesma Comissão aprovou a chamada minirreforma eleitoral. Que, aliás, está sendo chamada de “perfumada’.

* São apenas mudanças cosméticas. Nada de mexer no processo, apenas nas campanhas, com, por exemplo, a restrição do uso de material impresso, a proibição de publicidade em placas, pinturas de muro e “envelopamento de carros”.

* Enfim, foram tantas as emendas que apenas se consolida a ideia que os congressistas (pelo menos aqueles que estão lá) não têm interesse algum em mudanças efetivas.

* Pode ser votada em sessões próximas da Assembleia, desde que ocorra acordo de liderança, a inclusão dos rodeios crioulos e das festas campeiras do Estado, no Calendário Oficial de eventos do RS.

* O projeto, de autoria do deputado Jorge Pozzobom, foi aprovado por unanimidade nesta terça, pela Comissão de Constituição e Justiça.

* Aliás, o tucano também emplacou, na CCJ, o relatório (favorável) ao projeto que recompose os vencimentos dos servidores do Poder Judiciário.

* O projeto prevê 7% de reajuste salarial parcelados em três vezes – julho (2%), setembro (2%) e outubro (3%).

* O novo Procurador Geral da República em substituição a Roberto Gurgel, será mesmo Rodrigo Janot, o indicado pela Presidente Dilma Rousseff.

* Por 60 votos a quatro, o nome de Janot foi aprovado, em votação secreta, pelo Senado. Agora, só falta marcar a data da posse.

* As inscrições para o Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação encerram dia 19, na Câmara de Vereadores. É dirigido a educadores que desenvolvam projetos em instituições públicas de ensino nos níveis municipal, estadual ou federal.

* O prêmio é uma promoção do Poder Legislativo de Santa Maria, instituído pela Lei Municipal 4524/2002 e consolidado pela Lei Municipal 5622/21012.

* Interessados podem concorrer nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Alfabetização de Jovens e Adultos, Formação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Formação Continuada de Educadores.

* O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.camara-sm.rs.gov.br no linque “Concursos”.

* Mais informações você pode obter também no Setor de Relações Públicas do Legislativo, pelo telefone 3220 7252 ou pelo e-mail [email protected].

* A Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) realiza a “Roda de Arte”, na próxima sexta, às 6 e meia da tarde, na Casa de Cultura, na Praça Saldanha Marinho.

* O “Roda de Arte” é considerado um happy hour cultural, momento em que alunos e professores da escola se reúnem para mostrar um pouco do que é produzido nas aulas. O espetáculo terá apresentações de teatro, música e exposição de artes visuais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tarso Genro, que defenda a agricultura familiar, vai comemorar o PIBÃO produzido pelo agronegócio. Resultado no qual ele não tem participação nenhuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo