Câmara de VereadoresCidadaniaCinemaCulturaEconomiaEducaçãoEleições 2014JudiciárioPartidosPolíticaSaúdeTrabalho

LUNETA ELETRÔNICA. Semana de Marina, bancários, municipários param, prêmio para Coronel, Hadashi…

* A semana será decisiva para as pretensões de Marina Silva, ex-PT e ex-PV, de concorrer à Presidência da República pelo partido que organiza desde fevereiro.

* São duas as reuniões do Tribunal Superior Eleitoral antes de esgotado o prazo (um ano antes do pleito) para a concessão do registro ao Rede Sustentabilidade.

* Em não conseguindo, o que muitos consideram muito provável (se as regras vigentes forem seguidas), ainda assim Marina poderá concorrer à sucessão de Dilma Rousseff.

* Para isso, no entanto, terá que se filiar até domingo a uma nova sigla. Ofertas não faltam. As duas principais são do PEN (Partido Ecológico Nacional) e do PROS (Partido da Reunificação da Ordem Social), que obteve registro semana passada.

* Os servidores vinculados ao Sindicatos dos Municipários fazem greve de um dia na quarta-feira, conforme decisão de assembleia da categoria na semana passada.

* O que eles querem é, nas palavras do presidente da entidade, Renato Costa, “sensibilizar a Prefeitura de sem saúde não se trabalha e precisamos de aumento do valor patronal repassado ao IPASSPSM”.

* Desenhando: os municipários querem reduzir o valor a ser pago por dependente, no contrato emergencial de seis meses assinado com a Unimed.

* A Prefeitura, hoje, repassa cerca de R$ 370 mil ao IPASSPSM, que gasta R$ 1 milhão a mais para cobrir as despesas com o plano de saúde. E esse valor é pago pelos servidores, que dizem não ter condições de arcar. Daí a greve. Por enquanto de um dia.

* Os bancários de todo o País seguem paralisados. E não há sinal algum de que os banqueiros queiram negociar. Pelo menos por enquanto.

* A saída dos trabalhadores, então, segundo as lideranças nacionais da categoria, é ampliar o movimento, que hoje atinge 10,6 mil agências em todo o Brasil – coisa de pouco menos da metade do total (22 mil).

* Em Santa Maria e região, segundo as últimas informações DISPONÍVEIS, do sindicato dos bancários, são 32 agências. A quase totalidade de instituições públicas.

* O professor (e articulista deste sítio) Daniel Arruda Coronel será agraciado, pelo Jornal do Comércio, com o prêmio “Cultura Econômica”, na categoria livro, pelo trabalho “A Desindustrialização Brasileira”.

* O livro foi organizado em conjunto com os professores André Azevedo e Carmem Feijó e tem o prefácio do ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira.

* Daniel Coronel, doutor em Economia Aplicada, é professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM e dos programas de Pós-Graduação e Administração e Gestão das Organizações Públicas e editor associado da revista Ciência Rural.

* Ah, a entrega da premiação está marcada para a noite de 5 de novembro, no átrio do Santander Cultural, na capital gaúcha.

* Na próxima terça, a Câmara de Vereadores realiza Ato Solene alusivo ao Outubro Rosa, a partir das 17 e meia da noite, quando ocorre o acender de luzes que marca a campanha de conscientização em todo o mundo.

* No evento, que acontece em frente ao Palacete da Vale Machado, a banda da Base Aérea se apresenta, sob regência de Osnaide Carvalho, executando canções populares.

*  Antes, às 6 da tarde, acontece missa na Catedral Diocesana de Santa Maria. Já no dia seguinte, quarta,, a Escola Municipal Duque de Caxias realiza atividade educativas de prevenção, a partir das  e meia.

luneta cesma* Está encerrando o Ciclo Animações Japonesas- Reminiscências da Guerra, do Cineclube Lanterninha Aurélio em parceria com o grupo Shin Anime Dreamers.

* Para fechar o mês, será exibido nesta segunda, o longa “Hadashi no Gen 2” (foto ao lado), dirigido por Toshio Hirata, uma produção de 1986 baseado numa série de animes japoneses de mesmo nome, criada por Keiji Nakazawa.

* A sessão começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo