PartidosPolítica

PETISMO. Sítio errou. Editor confundiu Diretório com Executiva e estava feita a lambança. Agora, o correto

Interpretação errada do editor: lambança
Interpretação errada do editor: lambança

Antes de mais nada, é preciso que se diga: o sítio errou, na nota PUBLICADA no início da madrugada, em que trata da composição da Executiva e do Diretório do PT de Santa Maria, a partir do resultado do processo eleitoral dominical.

Alguns comentários, aqui mesmo ou nas redes sociais, tendem a culpar a fonte. Por que razão o editor não sabe, nem vai investigar. É, definitivamente, problema interno do PT. Agora, é preciso que se diga: a rateada foi deste profissional, que simplesmente confundiu Diretório com Executiva, entendeu mal o que foi conversado com a fonte e, portanto, produziu resultado equivocado.

Então, fiquemos assim, para repor a questão.: não há qualquer dúvida, e basta consultar material oficial do PT (AQUI) para ter convicção, acerca da composição do Diretório Municipal do PT/SM.

Como o sítio noticiou, ainda na madrugada de segunda, logo após o pleito, a corrente PT Amplo, com seus 51,16% dos votos válidos, terá 16 das 32 vagas disponíveis (a 33ª

é do líder da bancada na Câmara). As correntes PTLM, com 25,09%, e ULD, com 18,25¨%, terão, respectivamente, oito e seis vagas. Já o grupo formado por AE e DS, com seus 5,48% dos votos, garante duas vagas no Diretório.

A lambança se dá, de fato, é na Executiva. E depende de interpretação, até onde vai o conhecimento do editor. São 12 vagas. Uma é do presidente (Sidinei Cardoso, eleito domingo). Outra é do líder de bancada. E como se dividem as outras 10? Eis a discrepância.

A conta é até relativamente fácil, com os resultados das urnas. Assim,

1) O PT amplo, com 51,16% dos votos (quociente de 5,116 para cada vaga), garante cinco vagas – e sobra 0,116

2) O PTLM, com 25,09% (quociente 2,509), garante duas vagas – e sobra 0,509)

3) A ULD, com 18,25% (quociente de 1,825) garante uma vaga – e sobra 0,825

4) A AE/DS, com 5,48 (quociente de 0,548) não tem vaga alguma, pois não obteve o quociente mínimo.

Com isso, há apenas oito vagas certas. E as outras duas? Bueno, aí vai-se para as normas do Processo de Eleição Direta e a interpretação das direções. Quem tem mais sobra, no caso a ULT (0,825), que ficaria com duas vagas. A segunda, e é a interpretação feita com facilidade, vai para o PTLM, que ficaria com três vagas.

A AE/DS não entraria na contagem exatamente porque não fez o suficiente para obter UMA vaga. Isso é simples e aritmético. Goste-se ou não. Há um entendimento de que poderia haver arredondamento, se a chapa tivesse obtido, por exemplo, o índice 0,9%. Mas, como se viu, o grupo só chegou a 0,548.

Isso, gente, é informação. Goste-se ou não. Como também é fato já haver negociação para que o PTLM possa ceder, inclusive em nome da unidade partidária, a sua vaga adicional à AE/DS. Mas essa já é uma articulação política, e não aritmética.

Este editor pede desculpa pela confusão criada, por sua própria responsabilidade.

Quanto aos comentários, bueno, que ninguém acusa o sítio de falta de democracia. Eles estão liberados, desde que não ofensivos. Ah, e o resto? O resto é política interna do PT, na qual o editor não se mete. Ponto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Ouvi um comentario no PED que diz muito nas entrelinhas: “antes se trazia gente pra votar de van, onibus….que decadencia… Ficar rodando de carro pra trazer o povo”. Ai tá a explicação pra quebra: petistas acomodados que só votam se um cc ou assesor de gabinete vai buscar em casa, com direito a lanchinho….

  2. Prezado Claudemir,

    Sabe, o PT é um partido engraçado. É de longa data já que a disputa interna se dá publicamente, também na e pela imprensa. Mas eu ainda não tinha visto a total falta de deselegância como este da tua fonte privilegiada do PT que, por óbvio, tem o acesso aos dados internos e, portanto, não é peixe pequeno. É deselegante porque ao invés deste(a) “dirigente-fonte” entrar em contato com as chapas e convidar para reunir porque houve entendimento diferente quanto à composição da executiva, prefere mandar “recado” pela imprensa.
    Mas vc também volta a errar. Vc, novamente, confiou no que te disse a “fonte” e publicou sem conferir se, de fato, tinha algum fundamento o “vazamento”. Talvez resultado da ânsia de dar mais um “furo jornalístico” e estar à frente de teus concorrentes. Coisa do mercado, eu sei…
    Veja, Claudemir, leia vc mesmo lá na página do PT que vc mesmo indicou (esta aqui: http://ped.pt.org.br/noticias/veja-como-fazer-o-calculo-de-proporcionalidade-para-as-instancias-partidarias/). Lá é bem claro quanto à forma de composição da executiva; diz: “Considerando que o Diretório tenha 12 membros, além do Presidente e do Líder da Bancada…”. Ou seja, o presidente e o líder de bancada não contam entre os 12 da executiva. Mas tudo bem, digamos que contasse. Aí vc mesmo poderia baixar aquela planilha que a SORG disponibiliza para realizar a distribuição dos cargos na executiva a partir da votação nas chapas. Lá vc pode colocar o número de votos de cada chapa – pegue os dados que vc mesmo publicou no dia da apuração do PED -, colocar o número de cargos (neste exemplo vamos supor que sejam os 10) e ver quais as chapas que ficam com quantos cargos. Vc verá que a Chapa Esquerda Socialista (AE+DS), ainda assim, fica com uma vaga, resultado da “quebra”.
    Sabe, Claudemir, vc poderia fazer algumas perguntas em suas colunas sobre o PED que, garanto, seriam bem interessantes. Exemplo: estavam aptos mais de 3.000 filiados para votar no PED em Santa Maria (quer dizer que estes mais de 3.000 filiados pagaram suas contribuições para estarem aptos a votar), mas compareceram apenas 1.472, ou seja, compareceram apenas 49% para votar. Como assim pagaram e não foram votar? Vc poderia explorar mais essa façanha, com certeza vais descobrir coisas… bem, deixo para vc adivinhar. Mas cuidado se publicar, pois tua “fonte” dentro do PT pode não gostar das conclusões que vc poderá tirar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo