ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. E chegam os índios missioneiros

Isso é história!

1801 (data indeterminada) – Começam a chegar ao Acampamento de Santa Maria índios missioneiros para nele se estabelecerem.

Isso começou a ocorrer em fins de 1801 e perdurou por alguns anos. Com a desorganização que tomou conta dos Sete Povos das Missões Orientais, após a conquista de 1801, e também por esperarem melhores condições de vida entre os luso-brasileiros, levas de índios abandonaram as antigas Missões e vieram estabelecer-se junto às nascentes povoações do vale do Jacuí. Em Santa Maria, construíram seus ranchos na denominada Aldeia, que ficava em terrenos hoje ocupados pela quadra Acampamento, José Bonifácio, Pinheiro Machado, Praça Roque gonzales, Hospital de Caridade, ou, mais exatamente entre as duas sangas que nascem junto e a oeste da Rua do Acampamento, uma perto do Colégio Centenário e a outra à esquina da Prof. Braga com Tuiuti. Pelo centro da aldeia passava um caminho, que veio transformar-se na atual Avenida Ipiranga ou Presidente Vargas…”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo