Arquivo

Cuidado! Não caia no conto. O parlamento, mesmo ruim, é fundamental para a democracia

Estou cada vez mais preocupado. E divido essa preocupação com você. No sábado, uma figura ilustre da cidade, que encontrei ao meio dia, instou-me a fazer uma “campanha” contra “esse parlamento”. Olhei bem pra ele e disse: de jeito nenhum. Não conte comigo. Sou a favor do parlamento, inclusive “desse”.

 

Já há quem (e, creio não ser o caso do senhor que comigo conversou) imagine que sem parlamento é melhor. Esses são bem-intencionados. Pior mesmo são aqueles que, a pretexto de criticar os parlamentares, querem o fim da instituição. São os perigosos. Muuuito perigosos. Que, até outro dia, estavam abraçados a Médici. Sim, aquele, em cujo período o parlamento era de mentirinha, enquanto gente era torturada e morta nas prisões, por defender a democracia.

 

Então, cuidado. Muuuito cuidado. Critico, eventualmente com acidez, o comportamento de vereadores, deputados (estaduais e federais) e senadores. Mas não advogo, de jeito nenhum, o fim deles. Ao contrário, se é ruim com eles a culpa é toda nossa. Que votamos neles. Melhoremos a qualidade do nosso voto. É isso que deve ser feito – e logo, pois em 2008 já tem eleição.

 

Viva o parlamento. Ele é fundamental para a democracia. Seus defeitos são decorrentes do que nós fazemos. O resto… é defender outra coisa, que não a democracia.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira a reportagem “76% não confiam no Congresso, diz pesquisa”, de Fernando Barros De Mello, da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo