Sem categoria

POLÍTICA. Confirmado o que você já sabia: demitidos os CCs dos trânsfugas governistas. Já na Câmara…

Oposição se reuniu para definir distribuição dos CCs. Anita, Deili e Tavores participaram
Oposição se reuniu para definir distribuição dos CCs. Anita, Deili e Tavores participaram

Como você leu aqui há exatas três madrugadas, a prefeitura resolveu não poupar os nove CCs indicados pelos três vereadores que aderiram à oposição, permitindo a vitória de Werner Rempel (PPL) para a presidência da Câmara – agora com a Mesa Diretora sob controle da oposição. E simplesmente DEMITIU a todos.

Enquanto isso, no Legislativo, surgiu a informação (aliás confirmada) que três CCs importantes estão em licença-prêmio, concedida pelo ex-presidente da Casa. E se discute quem vai ocupar os principais cargos disponíveis aos novos dirigentes do parlamento.

Sobre tudo isso e mais um pouco, vale conferir a reportagem de Gabriela Perufo, que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta sexta-feira. A foto é de Juliano Mendes. Acompanhe:

27 cargos em jogo na prefeitura e na Câmara…

…A vitória da oposição na Mesa Diretora da Câmara (decidida por três votos governistas) teve reflexos em cargos de comissão não apenas do Legislativo, mas também  Pelo menos 27 cargos foram tema de discussão na tarde de ontem (quinta): 18 cargos em comissão da Mesa Diretora da Câmara e mais nove cargos do Executivo. Ontem, o prefeito em exercício, José Haidar Farret (PP) assinou a exoneração de nove CCs, que teriam sido indicados pelos três vereadores da base governista que votaram pela vitória da oposição na Mesa da Câmara, Anita Costa Beber (PR), Deili Granvile (PTB) e Tavores Fernandes (DEM).

Cada um dos três vereadores tinham três indicações no Executivo, que foram exonerados. Um deles, marido da vereadora Deili, ocupava o cargo de secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini.

“Temos um projeto de governo que as pessoas estão inseridas. Ou tu trabalha pelo governo ou não”, explica o chefe de gabinete do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), Ony Lacerda. Ele acredita que os três vereadores não tiveram compromisso com a gestão municipal. “Quando tu vota contra o projeto, tu está fora. Se tu é companheiro para ajudar a administrar, também tem que ser na hora das decisões”, explica. Lacerda acredita que de forma alguma a exoneração, ou a própria decisão dos três vai atrapalhar a votação de projetos de lei. “Quando dizem que vão votar a favor dos projetos para o interesse dos santa-marienses, é diferente. Nenhum prefeito encaminha projetos que não sejam do interesse da população. Anos atrás, quando o Valdeci (Oliveira – PT) era prefeito, governou com a minoria na Câmara, e nem por isso os projetos do Executivo deixaram de ser aprovados”, explica. Na lista dos exonerados, além do adjunto, que é um CC 8, haviam nomes de CC nível 5, CC nível 6 e CC nível 7.

Enquanto isso na Câmara – na tarde de ontem (quinta), o novo presidente do Legislativo, Werner Rempel (PPL) se reuniu com os outros sete vereadores de oposição e mais os três vereadores da base governista que votaram na chapa de oposição na eleição da Mesa, decisivos para a vitória dos oposicionistas (Anita, Deili e Tavores).

Os 18 cargos em comissão que são indicações dos membros da Mesa Diretora foram a pauta da reunião. Mesmo que a divisão de algumas funções tivessem sido definidas na hora de formar a chapa, a reunião de ontem foi para definir as indicações que cada sigla deve fazer. “Já tínhamos uma definição, apenas arredondamos as coisas hoje”, explica Rempel. Conforme o presidente, apenas hoje será anunciado as indicações a serem feitas por cada partido.

Mesmo sem que o vereador tenha adiantado nada, há especulações de que a procuradoria da Câmara fique com o PSDB, a diretoria de comunicação com o PTB e as chefias de setores de compras e do almoxarifado ficariam com o PT.

Licença para servidores – antes de deixar a presidência do Legislativo, o vereador Marcelo Bisogno (PDT) teria assinado o encaminhamento de licença-prêmio a três servidores que são cargos da mesa: de secretário-geral, de assessor superior da secretaria-geral e de diretor administrativo. “Era um direito deles, que atuam há cinco anos e poderiam usufruir. Pedi um parecer ao procurador e ele explicou que poderia assinar”, explica Bisogno.

Conforme o procurador-geral da Câmara, Vitor Hugo Ferreira do Amaral foi solicitado um parecer o IGAM, empresa que preste assessoria jurídica ao legislativo, que seria possível conceder o benefício, já que os servidores trabalharam por cinco anos ininterruptos. A concessão da licença será decisão do presidente, mas não deve atrasar a nomeação dos sucessores destes cargos. O pedido de licença é pelo período de 90 dias. Rempel afirma que não está informado a respeito deste episódio. “Se for um direito dos servidores, respaldado pela lei, a licença será concedida”, explica.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. Este, lero-lero, sobre a câmara e cargos, è balão de ensaio.
    Para desviar o foco, principal.
    À paralisia e inoperância, do executivo.
    Sangria de verbas, inertes, falta de gestão, isso e mais aquilo.
    pulamos de ano, e continua á mesma…..

  2. O ex presidente do legislativo municipal agindo nova como sempre agiu sorrateiramente .
    Na época que era do partido dos trabalhadores .agora concumunado com 3 e da a licença premia.
    A seus companheiros tudo de causo pensado, imagina que tipo de Deputado TEREMOS se este cidadão for Eleito não chega o causo da nossa tristeza de 27 de janeiro mais esta pra cidade???

  3. Claudemir!
    Com as demissões decorrentes da eleição da mesa diretora da Câmara, tanto no Legislativo quanto no Executivo, e pelo parentesco das pessoas envolvidas, não há a caracterização de nepotismo cruzado?
    (NOTA DO SÍTIO – até onde vai o conhecimento do editor, a resposta é Sim. No entanto, o caso tem que ser provocado pelo Ministério Público. Aparentemente, não é novidade. Mas certamente o MP não sabe. Quer dizer, não sabia)

  4. Que a Anita continue “aprontando” como sempre já é normal, pois voltou à ser o que sempre foi. Agora as “novidades” Deili e Tavores, que na campanha prometeram ser “diferentes” é que espanta. Devem ter sido contaminados pelo circo que sempre foi nosso Legislativo. E brigam e brigam pelos cargos, Santa Maria que espere !!!!! VERGONHA !!!!!

  5. O Cargo de Assessor Superior da Sec. Geral foi criado faz um ano e alguns meses ou seja não tem como está servidora ter tempo de 05 anos de trabalha no setor e ter direito a licença prêmio, abre Olho Werner tem alguma coisa errada nestas licenças remuneradas dos companheiros.

  6. Boa dia, solicito que seja feita uma correção no texto que está sendo divulgado nesta página. O nome do atual secretário adjunto é Edison da Costa, marido da vereadoreda Deili, e não Antoniangel Zanini como divulgado, que é o atual Superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

  7. O Tavores votou pois ficaram quieto quanto a CPI e a Anita por se negar a participar.
    Estes já foram “acertados” a Deili é que ganhará cargos.

  8. É a velha história que recomenda botas de cano alto em baile de cobras, compartilhado por velhas raposas e oportunistas mocréias. Triste realidade da nossa amada Santa Maria, antes, orgulhosamente, cidade universitária, cidade cultura, cidade ferroviária. Hoje, cidade do xis, da tragédia, dos shows-tributo e capital nacional de um determinado modelo de carro.

  9. Que gestão desastrosa esta do seu Bisonho … E diz q vai ser candidato a Deputado … Deu de presente de Natal para os seus companheiros a licença prêmio … Na hora de votar espero que se lembre deste senhor o que ele fez em 2013 quando presidente do legíslativo …

  10. Angela

    Será que na reunião de divisão de CARGOS o TAVORES abriu a boca ?
    Ou foi com um papel para ler sua reivindicação?

  11. É válido ressaltar que os cargos do legislativo já estavam definidos após a vitória na eleição da mesa diretora. No entanto na reunião de ontem houve remanejo dos cargos pelo fato de a ilustre vereadora Anita exigir um cargo “maior” devido as exonerações na prefeitura, mesmo já tendo escolhido anteriormente o cargo que desejava e agora ameaçando quebrar o acordo se não a dessem mais cargos e melhores e os que já haviam sido convidados para assumir secretarias e diretorias ( que não são 1 ou 2…) ficaram a ver navios! É vergonhoso!!! Percebe-se que o que interessa são cargos e mais cargos!

  12. Esse Antoniangel não era do PSDB do Possobom?????
    (NOTA DO SÍTIO – houve um equívoco da repórter. O dispensado foi Edison da Costa)

  13. Correção: o adjunto da SDR é(era) Édison da Costa. Antoniangel Zanini era o adjunto anterior, defenestrado para dar lugar ao marido da vereadora.
    Mas então a briga não era pelos cargos? Como que agora estão brigando? Ou era pelo salário? 50% de cada troquinho dá um trocão no final do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo