Câmara de VereadoresEducaçãoPolítica

LUNETA ELETRÔNICA. Viagem de Fort, rondonistas da UFSM, Extravestibular da Unifra e greve dos correios

POR MAIQUEL ROSAURO

* Na terça-feira (4), a Comissão Representativa da Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou a solicitação de autoria do vereador Luis Carlos Fort para viagem a Porto Alegre no dia 7 de fevereiro, juntamente com o Deputado Pimenta e o Reitor da UFSM, Paulo Burmann. Conforme o sítio publicou na quarta, faltou a assessoria informar a agenda da viagem.

* O esclarecimento da assessoria chegou na sexta (7), via e-mail: “O vereador estará representando esta Casa para tratar de questões referentes a situação da saúde do município de Santa Maria”.

* O Centro Universitário Franciscano (Unifra) disponibiliza vagas em alguns cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014 por meio do Processo Seletivo Extravestibular. As inscrições vão até 14 de fevereiro. Após a inscrição, o candidato terá três dias úteis para efetivar a matrícula.

* A condição para a matrícula é estar com o Ensino Médio ou equivalente concluído e ter sido aprovado em processo seletivo para ingresso em curso superior no ano letivo de 2013 ou; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2012 ou 2013.

* Há vagas nos cursos de Ciência da Computação, Farmácia, Letras: Português e Inglês, Letras: Língua Portuguesa, Ciências Econômicas, Filosofia, Matemática, Design, Física Médica, Pedagogia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geografia, Serviço Social, Engenharia Biomédica, História, Sistemas de Informação,Engenharia de Materiais, Jornalismo, Terapia Ocupacional e Engenharia Química. Visite o site da Unifra para mais informações.

Rondonistas implantam horta comunitária. Foto Rebeca Dopke
Rondonistas implantam horta comunitária em Senador La Rocque. Foto Rebeca Dopke

* Pensando no meio ambiente e na prática sustentável, rondonistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ensinaram os moradores do município de Senador La Rocque, no Maranhão, a implantar uma horta comunitária. A atividade aconteceu na Unidade Escolar Silva Nunes, na manhã de quarta-feira (05).

* Os universitários Marciéli Bovolini e Bruno Maciel, estudantes do curso de Engenharia Florestal, plantaram cebola e coentro em um canteiro de um metro de largura por 10 metros de comprimento, que fica localizado no pátio da escola. Ainda, os rondonistas falaram sobre a prática da compostagem e os benefícios que ela pode trazer para a comunidade, além de demonstrar como pode ser feita. Para a compostagem foram usados, como materiais, terra de mato, cascas de frutas e de ovos e resto de alimentos, como arroz, feijão e verduras.

* O grupo que está na cidade de Senador La Rocque é composto, além da equipe da UFSM, por estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e liderado pelos professores Fernando Lock e Ubiratan Tupinambá Costa, de Santa Maria, e Cassiano Barros e Cibele Aguiar, de Piracicaba.

* O ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou sexta (7), liminarmente, que pelo menos 40% dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em greve desde o dia 29 de janeiro, devem permanecer em atividade em cada uma das unidades da empresa.

* Vitral fixou multa diária de R$ 50 mil, a ser paga pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, em caso de descumprimento da decisão, mas atendeu apenas parcialmente ao pedido liminar interposto pela ECT, que queria permanência mínima de 80% do pessoal no trabalho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo