OBSERVATÓRIO. A primeira capela de Santa Maria
Isso é história!
“29 de fevereiro de 1808 – O Cap. Manuel da Silva e Fontoura, comandante do Distrito de Vacacaí e da Guarda de São Pedro do Passo dos Ferreiros, ‘como administrador e diretor da Obra de Nossa Senhora neste lugar de Santa Maria’, contrata com Joaquim Mendes Ourique a construção da primeira capela de Santa Maria (o livro transcreve cópia do contrato, cujo original se encontra na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro e o autor constata que, mais de um ano depois, 8 de abril de 1809, “Joaquim Mendes Ourique, apesar de haver recebido os trezentos mil réis combinados, não havia concluído a capela).
6 de março de 1808 – É ‘dada provisão (nomeação) de escrivão de testemunhas para a Capela do Acampamento de Santa Maria’, pela Câmara Municipal de Porto Alegre..”
(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.