LUNETA ELETRÔNICA. Sinprosm na praça, Joaquim, Travessia, Cláudio Rosa, Câmara calada, Bisogno…

* Professores municipais estão mobilizados nesta quarta, atendendo decisão de assembleia geral realizada semana passada.

* Nas escolas, haverá reuniões pedagógicas dentro da carga horária, como determina a legislação. O tempo será utilizado para debater outros temas, entre os quais o Piso Nacional do Magistério e o uso de 1/3 da carga horária semanal para planejamento.

* Ao mesmo tempo, a coordenção do Sinprosm, o sindicato da categoria, faz vigília na Praça Saldanha Marinho, entre 8 e meio dia e 2 e 6 da tarde.

LUNETA ELETRÔNICA. Sinprosm na praça, Joaquim, Travessia, Cláudio Rosa, Câmara calada, Bisogno... - luneta-joaquim

Joaquim deixa o STF e se diz com “alma leve”. Aí vem o Marco Aurélio e… (foto Agência Brasil)

* Joaquim Barbosa participou, nesta terça, de sua última sessão como ministro (e presidente) do Supremo Tribunal Federal. Ao se mandar, disse que deixa a Corte de forma tranquila e com a “alma leve”.

* Com a saída de Barbosa, que reafirmou não pretender seguir carreira política, assume a presidência do Supremo o atual vice-presidente, Ricardo Lewandowski.

* Após a despedida, um dos ministros mais antigos, Marco Aurélio, reconheceu que Joaquim ficará na história, por sua atuação como relator da Ação Penal 470, também conhecida como processo do mensalão.

* Porém, Marco Aurélio disse: com a gestão de Lewandowski, o STF poderá retomar o padrão: “as instituição crescem quando observamos a necessidade de manter o nível”. Tóing!

* O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça que não haverá mudanças na composição das bancadas de 13 estados para as eleições de outubro.

* A decisão foi tomada horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter criado um impasse, provocado pelo vácuo legislativo, com a falta de uma lei complementar, para definir os critérios de distribuição das bancadas.

* Para resolver a questão, o TSE decidiu validar uma resolução aprovada em 2010 e manter o número atual de cadeiras.

* Dessa forma, finalmente fica claro quantos deputados, por exemplo, os gaúchos vão eleger em 5 de outubro: os mesmos 55 estaduais e 31 federais de hoje.

* O (ainda) ex-vereador Claudio Rosa, defendido pelo advogado Robson Zinn, foi absolvido nesta terça pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele era acusado pela compra de votos durante a campanha de 2012.

* Não foi comprovada, pela decisão do TER, a acusaão de que Rosa, do PMDB, tenha intercedido para obter vacinas contra a gripe, para trocá-las por voto.

* O peemedebista segue, porém, fora da Câmara. Ele ainda responde a outra denúncia, pela qual foi condenado e ainda está recorrendo – sem decisão até agora.

LUNETA ELETRÔNICA. Sinprosm na praça, Joaquim, Travessia, Cláudio Rosa, Câmara calada, Bisogno... - luneta-travessia

Travessia: início em setembro, disse diretor do DNIT (foto Renata Grzegorek/AICV)

* O diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Tarcísio Freitas esteve em Santa Maria nesta terça. Assunto: Travessia Urbana.

* Com o deputado federal Paulo Pimenta, concedeu entrevista coletiva na Câmara. Conforme o RELATO da assessoria de imprensa do Legislativo, Freitas diz que o início das obras é esperado para setembro, com conclusão em 36 meses.

* O que está faltando é o final do processo de licenciamento ambiental, mas “os projetos de execução da obra já estão sendo detalhados pelas empreiteiras que a farão.

* Outra obra é a BR 392, que liga Santa Maria a Santo Ângelo. Para o diretor do DNIT, é a mais importante no Estado por ser corredor logístico e econômico ligando o porto de Rio Grande ao porto de Antofagasta, no Chile.

* Como já aconteceu em outros pleitos, a Câmara se cala até depois da eleição. Os pronunciamentos até podem ser feitos na tribuna, mas não irão ao ar pela TV Câmara.

* Mais: não serão sequer registrados no noticiário enviado aos veículos de comunicação pela assessoria de imprensa. As sessões serão gravadas e irão para o arquivo, não serão veiculadas.

* Por quê? Por conta da legislação eleitoral restritiva em relação aos veículos eletrônicos de comunicação. Ninguém quer ter a candidaturacassada, claro.

* O grande assunto no Legislativo, na verdade, foi outro, nesta terça. No caso, o arrombamento do gabinete do vereador Marcelo Bisogno, na madrugada passada. Os ladrões levaram um computador e uma CPU, diz nota da assessoria do pedetista.

* O diabo é que o equipamento continha todos os dados do mandato do edil, incluindo requerimentos, ofícios e até o banco de dados das pessoas que têm contato com Bisogno.

* O caso, por enquanto, está na esefera policial. As autoridades já realizaram perícia e identificaram, segundo a nota, impressões digitais. Ah, Bisogno pediu que a Câmara reforce a segurança.

* Desde segunda e até sexta, acontece mais um Feirão Colonial em dois locais do centro da cdidade: Rua 24 Horas e Praça Saturnino de Brito.

* São encontrados, das 8 da manhã às 6 da tarde, produtos coloniais, caseiros, artesanato, a agroindústria familiar, plantas ornamentais e muitos outros.

* Quem promove as feiras é o Projeto Esperança/Cooesperança, com grupos Associados à economia solidária em Santa Maria e região.



2 comentários

  1. Jorge

    É admirável ler sobre o Ver. Bisogno cobrando mais segurança da Camara de Vereadores, uma vez que ele quando presidente da Casa, permitiu a invasão de centenas de baderneiros, muitos mascarados, para depredar o patrimônio público e botando em risco integridade física dos funcionários.

  2. GEF

    Os dados do vereador não tinham backup?
    A ligação Chile-Rio Grande, deve haver uma travessia dos Andes, por via rodoviária, faz sentido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *