ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. O batismo do Barão. E o novo Cura

 Isso é história!

16 de janeiro de 1829 É batizado em Santa Maria João Pereira de Almeida, futuro Barão de Nonoai, filho do Alf. Joaquim Pereira de Almeida, que chegou a coronel e também se assinava Joaquim Pereira de Almeida Proença Franco Oliveira, e de Francisca Justa de Almeida, naturais do Paraná (Arq. Bispado de Santa Maria, livro 2, fl. 107 v.). Como é omisso o registro, não se sabe onde quando nasceu o futuro barão, mas como o pai se estabeleceu aqui e se dedicava a criação de gado do atual distrito de São Martinho, é quase certo que por lá tenha nascido ou talvez na povoação.

2 de março de 1829 – Assume o 4º Cura, Pe. Marcelino Lopes Falcão, que ficar´-a até 16.6.1830. Segundo Rubert (s.d.), era natural de Santa Catarina ou São Paulo, fora coadjutor de Cachoeira, cura de São Borja, de Alegrete, novamente cura e vbigário de São Borja, vigário interino de Cachoeira em 1854 e falecido em Porto Alegre, a 19.5.1856, com 65 anos de idade…””

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo