ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Combate do Atanagildo? Houve?

Isso é história!

7 de julho de 1837 – As forças republicanas derrotam os legalistas no Atanagildo (?), segundo Coruja Filho, pseudônimo do Dr. Sebastião Leão. Esclarece o informante que: ‘Nos diversos trabalhos publicados sobre a Revolução Rio-Grandense não encontrei nenhuma referência em relação ao combate do Atanagildo (?). Tive conhecimento desta peleja pela leitura de um quadro cronológico das vitórias republicanas, publicado no Almanaque Echenique de 1894’.

Octávio Augusto de Faria (1914) registra o Banhado de Atanagildo no município de Santa Maria. De fato, existe tal banhado, tributário do Banhado Grande de Santa Catarina, na região do Pau Fincado, divisa dos municípios de Santa Maria e São Gabriel. Varela (1933) não registra esse combate e Neto, nessa época, andava pelo litoral, tratando de apoiar o cerco de Porto Alegre. Na tradição santa-mariense nada ficou a respeito de tal combate.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo