Eleições 2014JudiciárioPolítica

ATÉ POR ALI. Ameaça jurídica paira sobre 2/3 dos governadores eleitos. Sartori não está nesse grupo

Sartori não é alvo de qualquer ação. Ele faz parte do terço de eleitos livres de acusações
Sartori não é alvo de qualquer ação. Ele faz parte do terço de eleitos livres de acusações

São as chamadas “Ações de Investigação Judicial Eleitoral” (AIJEs). Elas só podem ser impetradas pelo Ministério Público Eleitoral ou pelos candidatos que se julgarem prejudicados. O campeão das tais de AIJEs é o governador eleito do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Do punhado de ações que o atingem quase todas foram apresentadas por adversários.

A lista é grande. Pega dois terços dos eleitos. Entre os nove que não sofrem disso estão, por exemplo, os futuros governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do Acre, Tião Viana (PT), e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB). Há motivo para preocupação? Sempre há. Mas nem tanto, como demonstra a história. Em todo caso, para saber quem são os ameaçados e ter outras informações, vale conferir o material publicado no portal Congresso em Foco, com informações originais do jornal O Globo. A foto é de Divulgação. Acompanhe:

Ações de cassação imediata atingem 18 governadores eleitos

Reportagem do jornal O Globo deste sábado informa que, dos 27 governadores eleitos em outubro, 18 respondem a ações por suspeitas de abuso de poder econômico ou político e uso indevido de veículos de comunicação. Eles são alvo das chamadas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs), tipo de processo judicial que determina imediata cassação de mandato em caso de condenação. Apenas o Ministério Público Eleitoral e os adversários de campanha podem ajuizar essas ações.

Segundo o jornal fluminense, o governador reeleito do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), é quem responde ao maior número de AIJES. São 13 as ações contra o peemedebista, dez das quais apresentadas por adversários como o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol). Uma delas diz respeito aos reajustes salariais que Pezão autorizou às vésperas da campanha…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER A ÍNTEGRA DA REPORTAGEM ORIGINAL, CLIQUE AQUI. (Se você não excedeu o limite máximo de 10 reportagens, liberado pel’O Globo)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Mas pelo o que eu vi a assessoria do Pezão já se manifestou e esclareceu a situação. Sempre vai aparecer alguém com mais uma acusação contra ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo