MídiaSanta Maria

NÃO CUSTA LEMBRAR. Em tempo curto, só rádio FM

Confira a seguir trecho da nota publicada na noite de 7 de novembro de 2013, quinta:

MÍDIA. A partir do próximo ano, as rádios AM poderão virar FM. Mas há pelo menos uma dúvida: e o alcance?

Um decreto presidencial publicado hoje no Diário Oficial da União permite que as emissoras de rádio em Amplitude Modulada (AM) se transformem em Frequência Modulada (FM). O que, não há dúvida, é um ganho e tanto para as AMs, especialmente na qualidade de som, que as fez perder grande espaço ao longo do tempo, para as FMs.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que representa o setor,  estima que 90% das 1.784 emissoras AM passem a operar na faixa FM. O custo em equipamentos vai se aproximar dos R$ 100 milhões para este que, no entender do presidente da entidade, Daniel Slaviero, “é o fato mais relevante para o rádio AM nos últimos 50 anos”.

Em Santa Maria, com toda a certeza, a rádio Imembuí vai aderir à mudança. Este editor tem apenas uma dúvida, até agora não esclarecida, mesmo lendo o máximo de noticiário a respeito. Qual? Simples: a maior vantagem, hoje, das AMs talvez seja o seu alcance, que nas FMs é bem mais limitado. Isso será superado, no futuro? Ou implicará, quem sabe, numa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, com toda a certeza já se sabe que a quase totalidade das emissoras AM de Santa Maria, com todo o investimento que isso implica, se tornarão FM. O prazo é que pode ser mais amplo, mas apenas isso. Ah, e pelo menos para o editor persiste a dúvida: qual o alcance físico das novas FMs?

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo