ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. 2016 e o “fator” Fabiano Pereira

Grandões do PDT com Ferraz: agora, alvo é Fabiano (Foto Luiz Moren/Divulgação)
Grandões do PDT com Ferraz: agora, alvo é Fabiano (Foto Luiz Moren/Divulgação)

Petistas juram que não sabiam do movimento que levou um punhado de militantes ligados politicamente a Fabiano Pereira a se deslocarem no rumo do PDT. Tudo teria sido resolvido ao longo de dezembro, mais para o fim do que para o começo, e concretizado nessa primeira quinzena do ano.

É. Pode ser. Talvez seja, mesmo. Mas o fato é que a decisão capitaneada, ao que se diz, pelo primeiro suplente de vereador Rogério Ferraz e pelo principal assessor do ex-secretário, Júlio Bitencourt, inevitavelmente levou à conclusão de que, mais dia, menos dia, o próprio Fabiano tomaria o mesmo rumo.

Fará isso? Sim, se depender dos que já foram e, especialmente, dos grandões do PDT daqui e do Estado, inclusive o futuro senador Lasier Martins (por sinal, um dos críticos de Fabiano, quando este presidiu a CPI do Detran – mas, enfim, a política “é dinâmica”). Parte dos aliados do ex-secretário no PT desacreditam disso, e pressionam no sentido contrário. “A luta deve ser dentro do partido”, escreveu um graduado do grupo PTLM (do qual Fabiano é o nome maior) no Feicebuqui.

Tudo isso pode ou não acontecer, mas algo é possível afirmar, com um grau bastante razoável de convicção: se Fabiano Pereira pretender, mesmo, concorrer a prefeito, terá que sair do PT. O quadro de hoje indica impossibilidade total. Ele, porém, pode continuar petista e, nesse caso, será apenas um apoiador do candidato a ser escolhido.

De outra parte, se virar ex-petista e concorrer, o ex-secretário e ex-deputado fará com que a possível polarização que se supunha ocorreria, com o nome do PT (Valdeci Oliveira?) e Jorge Pozzobom (PSDB) ponteando a disputa, irá para as cucuias.

EM TEMPO: Além do PDT, também outras forças, especialmente o PMDB, torcem pela ida de Fabiano para o partido do Doutor Leonel. Exatamente porque isso embolaria a disputa de 2016. Poois é.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Pela primeira vez, por questão de justiça, sou obrigado a concordar com o onipresente GEF.
    Que pena, entretanto, que o Ferraz não tenha capacidade pra levar consigo outras figuras petistas de várias correntes internas, não só as que gravitavam ao redor do Fabiano.

  2. Parece aquela história: "me segura senão eu saio!". Aí ninguém segura e o cara não sai.
    Político profissional quando não se elege é um problema. Vide São Paulo. Padilha não se elegeu governador. Suplicy perdeu a vaga no Senado. Aparentemente ambos irão ganhar uma secretaria no governo municipal. Padilha é médico, tem qualificação profissional. Suplicy, se rico não fosse, é doutor em economia, também não teria problemas. Ninguém pode dizer que eles dependem de cargos para ganhar a vida.

  3. Não creio que Fabiano saia do PT . É um militante do partido com história e trajetória . É fato incontestável sua contribuição. Não eleito em 2010 foi prestigiado pelo Governador Tarso Genro e repetiu um votação expressiva em 2014 . Nunca se moveu em busca de cargos e sua bagagem ideológica com certeza não permitiria um convívio partidário com figuras com Lasie Martins , etc . Diferente dos demais Petistas de ocasião que agora migram em busca de migalhas para sobrevivência pessoal . Os principais funcionários públicos que tudo que querem é a incorporação de FGs que ganharam no governo Tarso e sonham em manter . A foto da coluna é reveladora . Leonel Brizola deve estar se revirando no caixão . Fabiano tem um eleitorado de esquerda e estará encerrando sua vida pública saindo do PT .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo