Claudemir PereiraInternetJornalismo

AUDIÊNCIA. Um trio de notas oriundas da UFSM é o mais lido em abril. Sítio teve 22,9 mil leitores únicos

Audiência de abril só não foi maior que a de março. É a segunda em 10 anos do sítio
Audiência de abril só não foi maior que a de março. É a segunda em 10 anos do sítio

É verdade que não foi o estrondo de março, talvez irrepetível. Ainda assim, a audiência verificada mês passado, no www.claudemirpereira.com.br, foi a segunda maior da história do sítio, inaugurada há 10 anos. Nada menos que 22.942 leitores únicos se interessaram pelas notas (a maior parte exclusivas ou publicadas antes) – conforme a aferição do Google Analytics. Nunca é demais lembrar, o mesmo instrumento utilizado pelos grandes portais brasileiros de internet.

Formandos em Odontologia vieram a público defender os mestres: uma nota em 1ª mão, aqui
Formandos em Odontologia vieram a público defender os mestres: uma nota em 1ª mão, aqui

Aliás, duas notas publicadas em absoluta primeira mão, não por acaso se transformaram nas grandes campeãs. Têm a ver com o forrobodó instalado a partir da publicização dos processos que envolvem professores do curso de Odontologia da UFSM. Mas houve espaço também para um assunto laiti, como a primeira edição do Pátio Rural e, claro, um tema mais forte, como a confirmação (ampliada) de sentença condenatória contra o vereador João Carlos Maciel.

Quer conhecer o quinteto de notas campeãs e, quem sabe, até relê-las? Elas estão aqui:

Em setembro, exatamente 22.403 leitores únicos (diferentes) acessaram o www.claudemirpereira.com.br. Parecia um número inatingível, tanto que, com eleição e tudo, e suas repercussões, nem assim os meses posteriores apresentaram tamanho desempenho. No entanto, agora, em março, a audiência simplesmente explodiu. E aquele número foi superado em nada menos que 23%. Foram, no mês passado, exatamente 29.082 leitores únicos, a maior audiência de toda a história de 10 anos do sítio.

A comprovação vem através da auditoria do Google Analytics, aliás o mesmo aferidor de audiência dos grandes portais brasileiros, o que confere credibilidade aos números e deixa pra lá de orgulhoso o editor, que vem fazendo seus esforços para qualificar ainda mais este espaço democrático de internet em Santa Maria.

Mas, que explicações poderia haver para essa explosão talvez irrepetível? Uma boa pista pode ser encontrada na relação das cinco notas mais acessadas do mês. A exceção de uma, todas as demais foram publicadas antes ou com exclusividade. Fosse informação, como a da negociação para a vinda de um grande varejista à cidade, ou análise combinada com notícia, como a das “cabeças” do movimento pró-impeachment de Dilma em Santa Maria.

De qualquer forma, não há dúvida: informar e analisar com exclusividade e, sobretudo, abrir espaço para todas as informações, são uma garantia de audiência fiel. A seguir, o quinteto de campeãs de março:

1ª – “UFSM. Agora, são os formandos em Odontologia que produzem uma nota em defesa de docentes acusados”, publicada na tarde do dia 16, uma quinta-feira (AQUI)

 – “UFSM. Reitor divulga nota sobre denúncia contra professores do curso de Odonto e critica reportagem”, publicada na noite do dia 15, uma quarta-feira (AQUI)

3ª – “PÁTIO RURAL. 190 protagonistas no evento que vai trazer para a cidade as atrações do interior da comuna”, publicada na madrugada do dia 8, uma quarta-feira (AQUI)

4ª – “POLÍTICA. Maciel condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão em regime semiaberto. Ainda cabe recurso”, publicada na tarde do dia 17, uma sexta-feira (AQUI)

5ª – “EDUCAÇÃO. Reitoria da UFSM quer rever TAC que implanta o ponto eletrônico, para torná-lo “mais justo””, publicada na manhã do dia 10, uma sexta-feira (AQUI)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo