ArteAssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEducaçãoPolíticaRegiãoTurismo

LUNETA ELETRÔNICA. Educação, Orgulho LGBT, Cícero na AL, Turismo em Silveira, Compostela…

* Conferido o Boletim Legislativo 32/2015, que traz a Ordem do Dia da sessão desta terça, na Câmara de Vereadores, dois temas sobressaem.

* Um deles é a Tribuna Livre, que será ocupada por Fabrício Cenzi de Ré e Gabriela Quartiero, do Coletivo VOE. O tema é o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

* O outro é a votação do projeto da vereadora Deili Granvile, que modifica parágrafo 1º, do artigo 7º da Lei de Incentivo Fiscal municipal, o programa Empreende SM.

* A parlamentar propõe dobrar a obrigatoriedade de destinação, às empresas beneficiadas pelo programa, de vagas ao primeiro emprego. Não mais uma, mas duas em cada dez.

* Já na Assembleia, como informa a Agência de Notícias, são cinco as MATÉRIAS (e mais três requerimentos) em condições de ser votadas pelos deputados, nesta semana.

* O principal destaque é o PL 287/2014, do Executivo, e que institui o Plano Estadual de Educação, cumprindo Plano Nacional de Educação. A proposta teve parecer favorável da deputada Manuela D’Ávila (PC do B), na Comissão de Constituição e Justiça.

* Quantos e quais projetos serão votados se saberá no final da manhã, após reunião do colégio de líderes partidários, com a Mesa Diretora da Assembleia.

* O grande assunto no parlamento gaúcho, porém, foi outro, nesta segunda. No final da tarde, aconteceu, na Comissão de Ética Parlamentar, o DEPOIMENTO reservado do deputado Diógenes Basegio, do PDT, acusado de quebra de decoro.

* Entre as principais acusações que atingem ao deputado pedetista está o recebimento indevido de parte dos salários dos ocupantes de Cargo de Confiança de seu gabinete.

* Nesta segunda, também, aconteceu a versão 2015 do Deputado por um dia”, programa da Assembleia criado em 1999, com a participação de escolas gaúchas.

* Ao final, foram sorteadas as escolas que vão participar do evento no próximo ano. Entre elas está a Cícero Barreto, de Santa Maria. Um rupo de alunos poderá participar do programa que possibilita aos jovens a vivência, por um dia, da rotina parlamentar.

* Termina nesta terça o prazo para os partidos indicarem os membros da CPI do Futebol, proposta pelo senador Romário, do PSB.

* Dentre os integrantes do colegiado, o senador mais velho deverá concovar a primeira reunião, a acontecer na próxima semana, provavelmente. Aliás, a tendência é que o próprio Romário, como proponente, presida a CPI.

* Será em Silveira Martins, nesta terça, a reunião mensal dos Dirigentes de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AM Centro).

* O encontro será no auditório da Câmara de Vereadores e pretende discutir, entre outros temas, a 22ª edição do Fórum de Cultura, apresentação de edital e, terceira mostra de cultura e turismo que deve ocorrer  no segundo semestre em Santa Maria.

Ótimo trabalho de Araújo e Clara em exposição. Abertura é nesta terça-feira (foto Feicebuqui)
Ótimo trabalho de Araújo e Clara em exposição. Abertura é nesta terça-feira (foto Feicebuqui)

* Deverão participar dirigentes de cultura e turismo dos 34 municípios do centro do Estado e que compõem a Associação.

* Como você leu, com detalhes, AQUI, a Fundação Eny realiza, nesta terça, a partir das 7 e meia da noite, o lançamento do livro e da exposição “Siga as setas amarelas – De bicicleta no caminho de Compostela”, trabalho de Clara Arreguy e Paulo de Araújo.

* Ambos estarão na loja Eny Calçados do Royal Plaza. Uma interessante oportunidade de conhecer melhor esse roteiro turístico-religioso mundialmente conhecido.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo