PrefeituraSanta MariaSegurança

SEGURANÇA. Cresce número de assaltos a pedestres em Santa Maria, informa a Brigada, em reunião do GGI

Autoridades de segurança e do município debatem também o acolhimento dos jovens
Autoridades de segurança e do município debatem também o acolhimento dos jovens

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O Colegiado do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), em reunião na manhã desta quarta-feira (30), tratou sobre três temas: aumento dos índices de criminalidade em Santa Maria, campanha Santa Maria do Bem e alternativas para as festas de recepção dos calouros nas universidades do município.

Antes do início dos trabalhos, foi proposto um minuto de silêncio em memória da promotora de Justiça, Ivanise Jann de Jesus, falecida nesta terça-feira (29), em Porto Alegre. Após, o tenente-coronel da Brigada Militar, Gedeon Pinto da Silva, traçou um panorama sobre a criminalidade nos últimos 60 dias. De acordo com Gedeon, houve crescimento do número de assaltos a pedestres nos meses de agosto e setembro (111 registros), número superior ao registrado no mês de março, quando 109 ocorrências foram registradas. O tenente-coronel também destacou o aumento do número de prisões no mês de setembro (96), além de citar outras ocorrências como apreensão de drogas, por exemplo.

O aumento no número de ocorrências, de acordo com o oficial da Brigada Militar, se justifica por uma série. “Paralelamente ao policiamento ostensivo, estamos realizando abordagens e identificação de pessoas e veículos e em contato com estabelecimentos comerciais. Acreditamos que no mês de outubro registraremos baixa nos registros de criminalidade”, afirmou Gedeon.

Em sua primeira participação no GGI-M, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, comentou sobre possíveis alternativas para a recepção dos calouros no início de cada semestre. “O Campus da UFSM tem se mostrado, cada vez mais, como um lugar propício para o convívio e o lazer. Aos finais de semana e também durante intervalo de aula, de segunda a sexta, percebemos o grande fluxo de pessoas que permanecem no campus para aproveitar momentos de lazer em família ou com amigos”, destacou Burmann. A convite do colegiado, os empresários Guilherme Kruel e Pedro Judacheski, participaram da reunião e apresentaram propostas de descentralização ds festividades dos calouros. Algumas sugestões de festas voltadas ao acolhimento dos universitários foram feitas e o assunto deve ser retomado na próxima reunião do GGI-M, a ser realizada no dia 27 de outubro, novamente com a presença do reitor da UFSM, a pedido do prefeito Cezar Schirmer.

SANTA MARIA DO BEM – O secretário adjunto de Comunicação e Programação Institucional, Luiz Otávio Prates, apresentou breve relatório sobre a campanha Santa Maria do Bem, lançada pela prefeitura e pela Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria, no mês de junho, com o intuito de despertar na população o cuidado e o zelo pelo patrimônio público e privado.

De acordo com Prates, a campanha tem apresentado resultados positivos a partir da realização de ações educativas nas escolas, tratando sobre grafite e arte e intervenções em cenários urbanos, como exemplo, a pintura de um painel localizado na fachada da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, e faz parte do Projeto Muralismo do Bem. Luiz Otávio Prates também destacou que seis pichadores foram flagrados e notificados, com base da nova lei Anti-pichação, desde que e a campanha ganhou as ruas. A campanha Santa Maria do Bem segue em andamento e em breve, novas peças publicitárias deverão ser apresentadas à população.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Soluções de recepção aos calouros "sem combinar com os russos".
    Medidas "do bem" para bondes marcando território e gente que picha "Não Vote Se Revolte" devem ser muito eficazes.
    Perguntas que não querem calar: os 96 presos ainda estão presos? E os 6 pichadores notificados, que mais aconteceu com eles? São reincidentes ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo