Arquivo

Consulta popular. Só depois de pagar contas atrasadas, vai dizer o Governo do Estado

Deve ser anunciada nesta quinta-feira a definição sobre o Processo de Consulta Popular, apresentado pelo governador Germano Rigotto, na gestão passada, para substituir o Orçamento Participativo, idéia dos petistas e implantada em nível estadual pelo então chefe do Executivo, Olívio Dutra.

 

Há muitas queixas em relação ao OP, também utilizado pela prefeitura de Santa Maria, no primeiro mandato de Valdeci Oliveira e hoje “suspenso”. Obras prometidas e não cumpridas, prazos pra lá de atrasados, etc, etc. Isso em nível estadual e também municipal.

 

Entendo que a Consulta Popular, de Rigotto, era uma boa idéia – como também o Orçamento Participativo. Este era mais amplo. Aquele nem tanto. Mas ambos propunham a participação da população na escolha de suas prioridades.

 

Tenho sérias restrições ao PPP do governo passado, especialmente porque, na prática, o que havia era um grupo de reivindicações que deveriam constar obrigatoriamente no Orçamento – reparos em escolas, para ficar num único exemplo.

 

No entanto, e isso é rigorosamente verdadeiro, e que defendi em todos os espaços de que disponho, é bem melhor algum tipo de consulta, seja ele qual for, do que consulta nenhuma. Assim, sem entrar em considerações de ordem ideológica (os partidos estão aí pra cumprir essa tarefa, se for ocaso), lamento muito se o governo atual, liderado por Yeda Crusius, prescindir da presença do povo gaúcho em qualquer tipo de consulta.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo