IMPRESSA. Na coluna desta segunda, o reajuste salarial de 27,9% dos funcionários públicos de estatais
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda-feira, 11 de janeiro, no jornal A Razão. Nesta edição, a coluna foi produzida pela interina Joyce Noronha.
Lá vem polêmica no funcionalismo
Em acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, alguns carreiristas de Estado, funcionários públicos que ocupam cargos em estatais (como repressão, fiscalização e arrecadação), conseguiram reajuste superior ao concedido aos demais servidores. Enquanto o funcionalismo civil do Governo Federal receberão aumento de 10,8% dividido em dois anos, eles ganharão 27,9% em quatro anos. Conforme dados apresentado pelo Correio do Povo, os servidores que não ocupam carreiras típicas de Estado terá o percentual dividido em 5,5% em agosto deste ano e 5% em janeiro de 2017. O aumento totaliza 10,8% porque a segunda parcela incide sobre o salário já reajustado. O Ministério de Planejamento disse que “ao negociar os reajustes das demais carreiras de Estado, buscou harmonizá-los com o que havia sido concedido aos advogados públicos federais”.
MAIS QUEBRA
Depois do STF autorizar a quebra de sigilo fiscal e bancário do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o Supremo conseguiu o mesmo com o senador Edison Lobão, também do PMDB. A quebra foi solicitada pela Polícia Federal e concedida em 10 de dezembro, antes do recesso do Judiciário. Além de Lobão, o STF também autorizou a quebra dos sigilos de André Serwy, suposto operador do senador, e de empresas ligadas ao parlamentar.
CPIS PARADAS
A Câmara de Vereadores de Santa Maria está em recesso e com isso o trabalho das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) está parado. Conforme o Regimento Interno da Casa, o prazo de 90 dias para conclusão de investigações das CPIs não corre durante este período. Será que os vereadores estão mesmo sem pesquisar nada sobre os cemitérios, o Minha Casa, Minha Vida e os parquímetros?
BRIGA RETOMADA
Parece que o deputado estadual Jorge Pozzobom decidiu retomar mesmo a sua briga com o PT. Atitude esta que chegou a ser marca registrada do parlamentar por tanto tempo, mas andava sumida. Depois de alfinetar o petista convicto e ator José de Abreu, Pozzobom usou comercial do PSDB na noite de sexta-feira para tentar dar mais uma pisada nos calos do Partido dos Trabalhadores.
COM RESPEITO
Pozzobom, mais uma vez, usou a cartada de que “o Estado está como está” por culpa do governador precedente, Tarso Genro, que é do PT. Porém, em seu Twitter, o deputado diz que tem muito respeito pelos petistas que conhece e sabe que “não sucumbiram a maior podridão de um partido”.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.