É ESPORTE. O recado inominado da dupla Rio-Nal, que faz inusitada rodada dupla. Ah, e o Soldiers e…
Por RAMIRO GUIMARÃES
Recado pra quem?
Ainda sem as suas casas aptas a receber público nas partidas da Divisão de Acesso, Riograndense e Inter-SM estão cada vez mais unidos. Inclusive, jogarão no mesmo estádio, o dos Eucaliptos, no caso, neste domingo, em uma rodada dupla, que, muito provavelmente, será com portões fechados. O Alvirrubro enfrenta Avenida e o Periquito encara o Brasil, de Farroupilha.
E essa proximidade da Dupla Rio-Nal rendeu um fruto um tanto quanto curioso na tarde de quinta-feira: uma nota oficial assinada pelos dirigentes Heriberto Marquetto e Dilson Siqueira. Em oito itens, o documento expressa toda a insatisfação dos clubes locais com a atual situação. O texto não chega a apresentar nenhuma revelação bombástica, mas há, ali, algumas pistas que ajudam (mais ou menos) a entender como estão as relações institucionais neste momento.
Apenas uma pessoa é citada nominalmente na nota: o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. Duas vezes. E elogiado (e quem se atreveria em fazer o contrário?). Porém, o item mais interessante é o número seis, em que os dirigentes lamentam “que o mundo político a nível local e estadual bem como as instituições de Santa Maria, até este momento, não emprestaram sequer, solidariedade a nossas duas instituições que, afinal, são de SANTA MARIA”. E terminam afirmando esperar “o apoio destas forças vivas da comunidade”.
Ok. Agora, pensemos juntos. A bronca com o Ministério Público (na figura, não mencionada, do promotor Maurício Trevisan) é evidente. Mas mais alguém é destinatário do recado da Dupla Rio-Nal? Prefeitura, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, seriam opções óbvias, só que essas instituições são até parabenizadas pela “educação e bom-senso” no mesmo texto.
Quem sobrou para ser cobrado? Câmara de Vereadores? Cacism? Fórum das Entidades Empresariais? CDL? Sindilojas? UFSM? Arquidiocese? O pessoal da Dupla Rio-Nal está fulo da vida. Isso é certo. Só não deu para entender exatamente com quem… Ou, como diria a minha mãe, faltou dar nome aos bois.
Com pompa e circunstância
O pessoal do Sport Clube Internacional está levando a sério mesmo essa história de sediar a grande final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Na última quinta-feira foi apresentado, com toda pompa e circunstância, o Gigante Bowl (que até se chamaria Gaúcho Bowl, mas acabou mudando de nome para valorizar a casa colorada, o Gigante da Beira-Rio).
E será um baita evento, viu… No melhor estilo yankee, com show no intervalo, ações promocionais e transmissão pela TV. Marcado para 18 de junho, o jogo colocará frente a frente os campeões das conferências Leste e Oeste. O Santa Maria Soldiers, aliás, é o líder da Conferência Oeste e está bem embalado para jogar no Beira-Rio. A comitiva santa-mariense marcou presença na festa de lançamento do Gigante Bowl e o atleta Guilherme Busanello até estrelou o vídeo de divulgação do evento produzido pela TV Inter. Ficou show! Vale a pena conferir:
Uma “quase” estreia…
O santa-mariense Tiago Nunes assumiu recentemente o comando da equipe sub-20 do Ferroviária de Araraquara-SP. E, logo na chegada, o técnico teve a oportunidade de disputar uma partida da Copa do Brasil, já que a Ferroviária, que luta para escapar do rebaixamento no Paulistão, precisou dividir o seu elenco entre a competição nacional e a regional.
Mas a missão de Tiago Nunes ficou no quase. E por um motivo, no mínimo, inusitado. O grupo chegou a sair de Araraquara rumo a Salgueiro-PE, onde enfrentaria o time da casa no confronto de volta da primeira fase da Copa do Brasil (com vantagem de 1 a 0 para a Ferrinha), parou em São Paulo e, já no aeroporto, no portão de embarque, veio o aviso que a partida havia sido transferida.
Quem armou toda a confusão foi a empresa responsável pela compra das passagens aéreas, que marcou a viagem da Ferroviária para a madrugada da quarta-feira, dia do jogo pela Copa Brasil. Não tinha como! Bom, Tiago Nunes não treinará a equipe na Copa do Brasil, mas segue firme e forte no sub-20 para a disputa do Estadual, a partir de maio. Ah, e, no domingo, estará na torcida: a Ferroviária, sensação do Paulistão nas primeiras rodadas, joga a sua permanência na elite estadual contra o Linense. É a rodada decisiva!
Até com chuva!
Enquanto o friozinho não chega, ainda dá para aproveitar para praticar alguns esportes mais, digamos assim, propícios para o Verão. Mesmo com chuva! É o caso do Stand Up Paddle Surf (SUP), modalidade que desafia o praticante a equilibrar-se em pé em uma prancha e conduzi-la com o auxílio de um remo. Apesar da dificuldade aparente, o SUP é febre nas praias, de água doce ou salgada.
E não é diferente em Santa Maria, celeiro de canoístas. É lá na Barragem do DNOS que os remadores se reúnem, e farão isso neste final de semana no II Santa Maria SUP Race. O evento é uma promoção do Ribeiro Team (dos irmãos Gilvan e Givago Ribeiro) e irá sortear uma prancha SUP Rabbit entre todos os participantes.
É por isso que continuam nessa “M”, elogiam o Rei Noveletto. Endeusam o cara que quebrou os dois times e mais uma penca por este Estado.