JudiciárioMinistério Público

NÃO CUSTA LEMBRAR. Sabe a Zelotes? Um rombo três vezes maior que a Lava Jato? Ah, anda devagar

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 26 de abril de 2015, domingo:

ZELOTES. Mesmo três vezes maior que a ‘Lava Jato’, a operação patina e é pouco divulgada. Saiba por quê

O que você lerá a seguir é impressionante. Com direito ao contraditório (algo nem sempre visível por aí), o repórter Fabio Serapião faz uma espécie de inventário da Operação Zelotes, que trata, segundo os próprios investigadores, de uma fraude com prejuízo ao cidadão, três vezes superior ao apurado pela Lava Jato.

No entanto, ao contrário da outra, que ganha generosos espaços na mídia, a Zelotes (que cita, entre outros, os grupos gaúchos RBS e Gerdau, como investigados) soçobra no noticiário. Há razões bem concretas para as dificuldades da Polícia Federal, como você pode conferir no texto de Serapião, originalmente publicado na revista Carta Capital e reproduzido no jornal eletrônico Sul21. A seguir:

A Operação Zelotes caminha com dificuldades

A dimensão da Zelotes estarrece: o valor investigado soma o dobro daquele até o momento apurado na Operação Lava Jato. E, mais ainda, fere a consciência dos cidadãos honestos a constatação de como a corrupção faz parte do estilo de vida dos poderosos do Brasil. Está sobretudo neste poder a dificuldade de uma investigação profunda e independente. Ao comparar Zelotes com Lava Jato, em primeiro lugar, na análise dos comportamentos das autoridades judiciárias atuantes nos procedimentos, verifica-se de imediato a inexorável discrepância política entre graúdos sonegadores e funcionários petistas destinatários do propinoduto da Petrobras.

Última instância à qual o contribuinte brasileiro pode recorrer para reverter dívidas com a Receita Federal, o Carf  acumula, atualmente, cerca de 105 mil processos cujo valor ultrapassa 520 bilhões de reais. Até então esquecido dentro da estrutura do Ministério da Fazenda, o órgão ganhou o noticiário após a Polícia Federal desarticular um esquema responsável por negociar votos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI       

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, outro dia alguém teria sido denunciado. Não, não é grande empresário. Por enquanto, só lá pelo outro lado. Políticos? Nem pensar? A curiosidade é: por que a Operação Zelotes, consta que apurando prejuízos superiores em três vezes ao já apurado na Lava Jato, não avança com celeridade. Não deve ser, claro, pelas suspeitas que pesam sobre ministro(s) do TCU, nem por grandes conglomerados, inclusive de mídia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo