Artigos

As Santas Marias que existem pelo Brasil. Para a nossa, parabéns pelos 158 anos – por Luiz Roese

roeseNo próxima terça-feira, 17 de maio, Santa Maria completa 158 anos (e é meu aniversário também, no mesmo dia). Parabéns a todos que ajudam a construir a história e o cotidiano dessa cidade que adoro tanto.

Para aproveitar o ensejo, gostaria de lembrar que Santa Maria não está sozinha no país, especialmente em relação a seu nome. Afinal, temos outras 16 espalhadas pelo país.

Quando você diz que é de Santa Maria pode não significar exatamente que é do Rio Grande do Sul. Pode ser do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Pará, de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, do Espírito Santo, do Paraná, do Tocantins e do Rio de Janeiro. Ou até de outro lugar do Rio Grande do Sul.

Mas uma coisa é certa: a nossa Santa Maria, entre suas homônimas, é o município mais antigo e o de maior população.

Quase todas as Santas Marias por aí tem um complemento nominal, como “das Barreiras”, no Pará, ou “do Cambucá”, em Pernambuco. Mas há um município exatamente com o mesmo nome da cidade do Centro do Rio Grande do Sul. Ele fica no Rio Grande do Norte.

O município potiguar com o nome igualzinho é bem menor que Santa Maria e bem mais novo. Foi fundado em 1995 e tem uma população de aproximadamente 5 mil pessoas. Fica a aproximadamente 65 quilômetros da capital do Estado, Natal.

Perto de Brasília, até existe uma Santa Maria, igualzinha no nome. Ela não é considerada um município, mas uma “região administrativa” do Distrito Federal, com 115 mil habitantes. É semelhante a Gama e Taguatinga, por exemplo. Antigamente, esses locais eram considerados cidades-satélites, mas depois a nomenclatura mudou para “regiões administrativas”.

Quase tão antigo como Santa Maria da Boca do Monte é o município de Santa Maria Madalena (RJ), município que nasceu em 1862. É de lá Dercy Gonçalves. Sim, ela é uma santa-mariense

Então, saiba que existem muitos santa-marienses pelo Brasil afora, e não estou falando dos que nasceram na Região Central do Rio Grande do Sul e foram embora. São assim que são chamados os que são das outras Santa Marias. As exceções são os boavistanos, de Santa Maria da Boa Vista (PE), os barreirenses, de Santa Maria das Barreiras (PA), os hervalenses, de Santa Maria do Herval (RS), e os serrenses, de Santa Maria da Serra (SP).

Enfim, temos Santas Marias por aí, e não são poucas. Mas somente uma mora no nosso coração e está no coração do Rio Grande. Para essa, mais uma vez, parabéns pelos seus 158 anos.

Confira as outras Santas Marias:

Santa Maria da Vitória (BA)

Santa Maria (DF) – Não é município, é região administrativa

Santa Maria de Jetibá (ES)

Santa Maria de Itabira (MG)

Santa Maria do Salto (MG)

Santa Maria do Suaçuí (MG)

Santa Maria das Barreiras (PA)

Santa Maria do Pará (PA)

Santa Maria da Boa Vista (PE)

Santa Maria do Cambucá (PE)

Santa Maria do Oeste (PR)

Santa Maria Madalena (RJ)

Santa Maria (RN)

Santa Maria do Herval (RS)

Santa Maria da Serra (SP)

Santa Maria do Tocantins (TO)

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que ilustra este texto é de Divulgação, da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo