Artigos

Que coisa feia os remendos de asfalto na Estrada do Perau. A história não agradece – por Luiz Roese

luizO assunto é da semana passada, mas não poderia deixar de comentar. O livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão, diz:

Janeiro de 1840 (data indeterminada) – É aberta ao trânsito público a Picada do Pinhal, por ordem do governo republicano, o que veio encurtar cinco léguas o caminho entre Santa Maria e Cruz Alta, que antes era somente pela Picada de São Martinho. Trata-se da antiga estrada de Santa Maria a Pinhal, passando pelo Campestre do Menino deus, hoje Itaara, pouco utilizada. O uso da Picada do Pinhal foi a causa mais remota da decadência de São Martinho.”

A Picada do Pinhal nada mais é do que a Estrada do Perau. Ela tem muita história para contar. Antes da BR-158, que veio, eu acho, na década de 1960, era pelo Perau que eram escoadas as mercadorias.

Agora, a prefeitura de Santa Maria fez o favor de fazer remendos com asfalto, sobre o calçamento de pedras. É uma descaracterização completa. Não gostei. E, se fizeram isso em um trecho, quem diz que não será feito em outros?

Em 2006, o então prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, sancionou uma lei que considerou a estrada patrimônio histórico do Município e que autorizava o início de um processo de tombamento. Porém, acredito que a ideia não foi adiante. Se fosse, o asfaltamento tosco de agora seria considerado ilegal. É uma pena. Sugiro aos defensores da história em Santa Maria que verifiquem a situação legal da estrada para, se for o caso, acionar o Ministério Público.

Hospital Regional tem vigilância. E só

Foi celebrado em 3 de junho o contrato emergencial entre o Governo do Estado e a empresa Vigillare para vigilância no Hospital Regional de Santa Maria, aquele mesmo na Rua Florianópolis, no Parque Pinheiro Machado. As obras chegaram ao fim, finalmente. Temos um prédio bonito, mas vazio. E a gestão, quem vai ser responsável por ela? E os equipamentos, quando virão? E os funcionários? Perguntas ainda sem resposta, infelizmente. Ah, mas a vigilância de um prédio vazio está garantida, a R$ 77 mil por mês.

Asfaltamento na Rua Japão e pontes a caminho

Já falei aqui neste espaço sobre licitações da prefeitura de Santa Maria para a construção de três pontes de concreto e para o asfaltamento da Rua Japão, no Parque Pinheiro Machado (ligação importante com a BR-287). A boa notícia é que as coisas andaram bem.

Na licitação da Rua Japão, já temos uma vencedora: a F.Z. Construções, Comércio e Transportes. Isso quer dizer que a obra está pronta para começar. O custo será de R$ 779,8 mil.

A construção das pontes de concreto da Cidade dos Meninos, no distrito de Arroio Grande, na Estrada São Sebastião, em Arroio do Só, e na Travessa dos Remadores, no Bairro Campestre, também está próxima. Cinco empresas se habilitaram na licitação, e uma foi desclassificada. O prazo para eventuais recursos dessa fase termina nesta sexta-feira. Então, será o momento de julgar as propostas de preços das empresas. Vamos torcer para que continue andando.

OBSERVAÇÃO: As fotos  lá do alto, da tosquice da prefeitura no Perau, são do amigo, professor, músico, jornalista e morador de Itaara, Rogério Rocha Lobato, gentilmente cedidas por ele para publicação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo