Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

O futuro passa pela região Oeste – por Carlos Costabeber

Quem chega ou sai de Santa Maria pela região Oeste, fica impressionado com a gigantesca obra do novo shopping e com as máquinas trabalhando na duplicação da rodovia e em seus acessos. Como santa-mariense, tenho mostrado com orgulho para os visitantes, como a minha cidade está crescendo, apesar da crise.

Na realidade, estou convencido de que Santa Maria será bem diferente nos próximos anos, notadamente no lado oeste, onde estão se concentrando os maiores investimentos. Lá já temos o Distrito Industrial (que agora abriga o Parque Tecnológico), o complexo militar do Exército, a Ulbra, a alemã KMW, o mercado Big, a obra do futuro Hospital Regional, o tão aguardado Shopping Praça Nova, condomínios habitacionais, entre outros. Vejam que não é pouca coisa! Pena que grande parte desses novos investimentos seja público, e não deriva de capital local. Mas pouco importa: o que interessa é que estamos dando um salto muito grande em direção a um futuro mais promissor, com geração de riqueza, de empregos e de renda.

Santa Maria, desde a implantação do Campus da UFSM (a partir de 1960) e da ampliação da Base Aérea (nos anos 70), cresceu vertiginosamente para o Leste. O então distante Bairro Camobi virou uma cidade com quase 40.000 habitantes; e continua a crescer muito, em função da expansão da própria Universidade. Ainda mais quando estiver concluída a duplicação da RS-509.

Já no extremo oposto, grandes conjuntos habitacionais foram implantados a partir dos anos 70, gerando uma verdadeira “cidade dormitório”. Junto, o Distrito Industrial ajudou a levar a economia da cidade para aqueles lados. Mas agora vivemos uma fase de euforia nos investimentos, alimentados pela grande demanda da população local (cerca de 40.000 habitantes) e regional, e pela duplicação da travessia urbana – valorizando tudo ao seu redor.

Será, certamente, uma nova Santa Maria, podem ter certeza. Afinal, estamos no centro do Estado, e somos  polo de influência para mais de um milhão de habitantes. Toda a economia regional vai girar cada vez mais em torno da cidade, que já é referência nas áreas do ensino, saúde, comércio e na prestação de serviços.  Uma cidade cada vez melhor para se trabalhar e viver. Podem acreditar!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo