Arquivo

Análise. Quem é quem no multifracionado PMDB, o maior partido político em atividade no Brasil

Encontrei, e repasso para o leitor, um artigo que é absolutamente didático. Conta como e por que o PMDB se tranformou em qualquer coisa, menos numa agremiação política com pensamentos convergentes. Ao contrário, é o mais fracionado dos partidos brasileiros. Ah, o texto também dá nome aos bois, com o perdão da expressão. Explica quem é quem nesse emaranhado peemedebista. O autor é Fernando Rodrigues, experiente observador da política nacional, alojado no Universo Online e na Folha de São Paulo. Acompanhe:

“PMDB forte, PMDB dividido. A história de sempre

Nas festas que vararam a madrugada de ontem para hoje (3.fev.2009) aqui em Brasília, duas certezas: o PMDB está vitaminado pelas vitórias no Congresso, mas suas divisões internas estão também mantidas e anabolizadas.

 

Quando dois contrários ficam mais fortes, suas contrariedades também crescem de tamanho. Fatos da vida.

 

O PMDB se divide basicamente, em Brasília, em dois grupos. Um está na Câmara e tem Michel Temer, Geddel Vieira Lima, Moreira Franco, Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha, Eliseu Padilha, Eunício Oliveira e Fernando Diniz como seus lideres. A outra tropa está no Senado, com José Sarney, Renan Calheiros, Romero Jucá, Roseana Sarney e Valdir Raupp.

 

Os dois grupos divergem por causa 1) da disputa de espaços dentro do governo Lula e 2) para ver quem tem mais poder de influir nas disputas eleitorais de 2010 (a presidencial e a dos 27 governadores). É improvável que algum dos dois grupos parta para uma abordagem hostil neste “day after” das eleições de José Sarney e de Michel Temer para as presidências da Câmara e do Senado. A “vendetta” tem tempo e hora para ser executada. E essa turma é experiente. Aguardará para dar um troco na primeira curva, quando algum desafeto derrapar…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – Vale a pena ler a íntegra do artigo “PMDB forte, PMDB dividido. A história de sempre”, de Fernando Rodrigues, do Universo Online e da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo