DO FEICEBUQUI. O estrago feito nas cores dos times de futebol, aquele tal de ‘Z4’ e o Cunha de lombo livre
![Tem cabimento o Santos de Pelé jogar de azul marinho, em vez dos tradicionais preto e branco? Nem mesmo pelo marketing (foto Reprodução)](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/10/feicebuqui-santos.jpg)
O editor tem publicado observações curtas (ou nem tanto) no seu perfil do Feicebuqui que, nem sempre, são objeto de notas aqui no sítio. Então, eventualmente as reproduzirá também para o público daqui. Como são os casos desses textos, que foram postados na rede social nas últimas horas. Confira:
SOU, SIM, DO…
…tempo antigo. Em que, por exemplo, jogador de futebol não tinha a cabeça decepada em chegadas esdrúxulas, como as que vemos em qualquer jogo de hoje em dia.
MAS SOU, SOBRETUDO…
…do tempo em que as cores (e as camisetas) dos times eram respeitadas e conhecidas em qualquer lugar.
Em que o Grêmio era tricolor (na vertical), o Inter era Vermelho, o Palmeiras era verde (e não amarelo limão), o Corínthians era listrado (na vertical) em preto e branco (e não azul qualquer coisa) e o Coritiba, para falar no exemplo da hora, era verde (e não azul marinho).
DESCULPA SE SOU ANTIGO. Mas alguma coisa andou se perdendo pelo caminho. Inclusive a dignidade, cá entre nós.
HÁ TRÊS MESES…
…o careca avisou. E olha que ainda não estavam na Zona. Mas relatei, aqui, minha experiência pessoal. E aconselhei: façam o impossível para não entrar no Z4. Lá, tudo fica contra. Inclusive a trave, o árbitro, a torcida, o campo, a chuva, tudo fica ruim. Tudo.
Por conta de meu passado esportivo, saibam: estou solidário. Mas eu não entro em campo.
NOITE DE…
…quinta.. madrugada de sexta, o careca ainda trabalhando. E, de repente, vem à memória a pergunta:
Em que festa estará o Eduardo Cunha? Aquele…
Sei, é bobagem. Pode deletar. Não me incomodo.
Camisetas diferentes significam mais camisetas vendidas. Questão de marketing e design. Não começou aqui, começou na Europa. Mais, teve gente que ia na loja e acabava comprando camiseta de time europeu ( Barça, Real Madri) porque o time do coração não apresentava alternativa. Antigamente não era melhor. Ou pior. Só diferente. Dignidade no futebol nos tempos das antigas? Só rindo.