Coluna

IMPRESSA. Na coluna deste sábado, princípios são jogados no lixo. Afinal, cargos são o que interessa

selo eleiçõesVocê confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição deste sábado, 8 de outubro, no jornal A Razão:

Princípios? Ora, princípios. Cargos são o que interessa

Na internet, vereador recém-eleito deixa claro que sua agremiação quer secretarias de município para “fazer a diferença”. No jornal, presidente de Partido não deixa por menos: com dois votos na Câmara, negocia a participação no futuro governo.

Esses os dois casos já conhecidos em que princípios, programa de gestão ou qualquer outro nome bonito que se queira encontrar, não são nada além de negociação do poder pelo poder.

O engraçado (ou curioso ou triste ou lamentável – o leitor escolhe o termo) é que um dos propagadores dessa ideia, e o colunista imprimiu, antes que fosse “apagada” a mensagem, foi defensor, até a semana passada, de “uma nova política”.

O remédio? Simples: basta Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira virem a público para anunciar que não querem apoio de ninguém. E que irão às urnas do segundo turno com o que têm. Fácil, não? É. Parece. Mas é bastante improvável que venha a ocorrer.

Só uma dica: não venham chorar quando começarem a ser traídos. Ponto.

NULOS E BRANCOS…

Há convicção (a ser confirmada ou não pelas urnas) que o número de votos nulos e brancos pode diminuir. A razão para isso seria a polarização e a capacidade dos candidatos de oferecer, enfim, suas propostas concretas.

…E AS ABSTENÇÕES

Porém, segue a preocupação com a abstenção. Afinal, ainda que tenha sido apenas pouco mais, percentualmente, em relação ao último pleito, o número absoluto é impactante. Afinal, são mais de 42 mil eleitores ausentes.

SOLIDARIEDADE FOI…

Ainda é feito o rescaldo da eleição em primeiro turno, no país inteiro e em Santa Maria também. Dos partidos mais novos, houve um que avançou bem. O Solidariedade conquistou 61 prefeituras.

…BEM. MAS O REDE…

Mas uma das agremiações mais badaladas dos últimos tempos, afora perder filiados ilustres (no Rio Grande, Marcos Rolim é exemplo maior), só elegeu cinco prefeitos e disputará o segundo turno em três. Ah, aqui elegeu um vereador, Jorge Trindade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo