Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta sexta, secretarias chaves e as dificuldades de encontrar nomes para assumi-las

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta, 9 de dezembro, no jornal A Razão:

Unidade Móvel de Saúde? É apenas uma das muitas ações da pasta que terá a pré-anunciada prioridade de Pozzobom (foto Arquivo/AIPM)
Unidade Móvel de Saúde? É apenas uma das muitas ações da pasta que terá a pré-anunciada prioridade de Pozzobom (foto Arquivo/AIPM)

Secretarias chaves e os nomes difíceis de achar

Definido o Gabinete de Governança, que terá a liderança de Jorge Pozzobom, seu vice Sérgio Cechin e os futuros titulares da Casa Civil, Guilherme Cortez, e da Procuradoria, Giovani Bortolini, a grande encrenca na formação do secretariado está em duas das pastas chaves de qualquer governo: Educação e Saúde.

Nesta última, que tem sido dita e polidita como a grande prioridade do futuro prefeito, as dificuldades são maiores, na medida em que o objetivo não é exatamente colocar um militante político ali. Exceto se for também da área. Seria o caso de Renor Beltrami. Mas o médico declinou. Ele e, ao que o editor apurou, pelo menos outros dois sondados. Quem será, então? Pois é.

Já na Educação, a questão é outra: excesso de ofertas, feitas por siglas aliadas. Nenhuma, até o fechamento desta coluna, teria agradado a Pozzobom. Mas é, também, das pastas com potencial de problemas. Portanto, como disse fonte do próximo governo ao escriba: “muita calma nessa hora”.

A CÂMARA E OS EDIS…

Aparentemente, o governo que assume em poucos dias conseguiu sanar um problema importante que ocorria entre seus aliados, especialmente os com bancada na Câmara. Agora, a discussão se dá em torno de nomes.

…ALIADOS DO GOVERNO

Traduzindo: com Marta Zanella na secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Jorge Pozzobom contentou o PMDB, que queria (e terá) o suplente João Kaus como titular. Agora ainda falta resolver, mas estaria mais fácil, a situação do PTB e do DEM.

AS DÚVIDAS QUE…

Da reforma anunciada na última segunda, grande (e fundamental) certeza emergiu: o Gabinete de Governança será o principal núcleo do poder, a partir de janeiro. Mas ainda há uma dúvida importante e que será dirimida, supõe-se, pelo projeto de lei.

…TEIMAM EM EXISTIR

Não se sabe ainda quantos serão, mesmo, os Cargos de Confiança e Funções Gratificadas “sobrantes” a partir da reforma. Isso é importante para a comunidade. E também para os aliados sedentos de poder.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Volta e meia o nome do Sr. Renor é lembrado ou cogitado para a secretaria de saúde do município. O cara teria feita uma gestão eficiente numa outra administração?De que adianta lembrarem dos mesmos se ,certamente, a gestão não vai mudar?Ouvi, também, outro nome ligado à saúde e que tem clínica na cidade. Nesse caso -me protege , Senhor!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo