Artigos

Reajuste da tarifa de ônibus já movimenta a Câmara – por Maiquel Rosauro

O reajuste na tarifa de ônibus em Santa Maria já rende discussão na Câmara de Vereadores. Tanto situação quanto oposição demonstraram que estão prontas para um debate que irá muito além das reuniões do Conselho Municipal de Transportes.

Na semana passada, a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) protocolou o pedido de reajuste na tarifa de R$ 3,30. A entidade não sugeriu um percentual de aumento.

A Prefeitura, atenta ao embate que se aproxima, disponibilizou uma seção em seu site apenas para tratar do assunto. No espaço chamado de Transporte Transparente (http://www.santamaria.rs.gov.br/transportetransparente/), o Executivo buscou explicar através de gráficos os motivos do custo atual da passagem.

Na sessão desta terça (28), na Câmara, o vereador Daniel Diniz (PT) afirmou que vai encampar a luta contra o aumento das passagens, sobretudo, junto aos trabalhadores e aos estudantes. Ele afirmou que deseja discutir a questão da gratuidade e que não vai levar em consideração apenas os gráficos disponibilizados pelas empresas.

Já o vereador Juliano Soares (PSDB), o Juba, garantiu que o Executivo está atuando de forma transparente e que o debate será aberto. Segundo ele, metade do valor arrecadado com as tarifas é usado para pagar os salários dos funcionários das empresas de ônibus.

Lembro que nos últimos anos o prefeito Cezar Schirmer autorizava o aumento durante as férias nas universidades, fugindo assim de um debate acalorado. Mas, neste ano, não haverá como fugir de um confronto que irá colocar diversos interesses na mesa.

O certo é que haverá um reajuste, como sempre ocorre. Mas até um percentual chegar a mesa do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), dezenas de novos gráficos, planilhas e promessas de melhorias no sistema ainda devem surgir. Por falar nisso, eu me contentaria com o itinerário fixado nas paradas, mas há tempos descobri que isso é pedir demais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo