Política

CÂMARA. Obra de prédio completa dois anos parada

POR MAIQUEL ROSAURO

É delicada a situação do novo prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Há dois anos a obra segue parada! Confira na matéria de Joyce Noronha, do jornal A Razão:

Obra do novo prédio da Câmara faz aniversário de dois anos. Parada

Depois do segundo embargo, em janeiro de 2013, e de rompimento com empreiteira, obra segue parada. Foto Carolina Reichert/A Razão
Depois do segundo embargo, em janeiro de 2013, e de rompimento com empreiteira, obra segue parada. Foto Carolina Reichert/A Razão

Dois anos. Este é o tempo que está parado o serviço de construção da nova sede da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A obra, que já passou por quatro legislaturas, foi iniciada em 2011 com previsão de término em dezembro de 2012. Contudo, em janeiro de 2013, a construção foi embargada e, desde então, o tra-balho não foi retomado. Em julho do ano passado, o prédio recebeu a primeira vistoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Em setembro, outra revisão por engenheiros do TCE-RS foi realizada. A última inspeção aconteceu em dezembro.

Segundo o Tribunal, a auditoria do prédio da Câmara ainda não foi finalizada e não há prazo para ser concluído. O TCE ainda informa que, se achar necessário, poderá realizar mais vistorias na estrutura da edificação, ou nos documentos referentes à obra. O novo presidente do Legislativo, Sérgio Cechin (PP), comenta que foi solicitado pelo Tribunal dois laudos técnicos. O primeiro é sobre o material empregado no prédio, o material em depósito e as formas que sustentam a atual estrutura do edifício. O outro documento requisitado pelo TCE é em relação à segurança da parte estrutural da obra.

Cechin esclarece que para a realização destes laudos, a Câmara precisa contratar empresas especializadas e este procedimento precisa ser feito por meio de licitação. “Já nomeei a Comissão de Licitação da Casa. Agora, vamos trabalhar para completar esta etapa o quanto antes”, observa o presidente do Legislativo.

O orçamento para a nova sede da Câmara foi inicialmente previsto em R$ 4,9 milhões. De acordo com o Legislativo, foram gastos R$ 1,7 milhão no serviço, equivalente a 30% desta estimativa. O novo valor para a conclusão do prédio só poderá ser calculados depois que o TCE entregar os relatórios das auditorias para a Casa. A Câmara também precisa de nova licitação para a empreiteira do serviço, pois em outubro de 2013 rompeu o contrato com a construtora responsável pelo trabalho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Por mim, pela atual inoperância, a CMSM poderia funcionar no coreto da praça, com o devido pedido de desculpas a seus frequentadores. Desperdicio vergonhoso, incompetência e desrespeito ao erário público.

  2. Numero de vereadores deveria ser menor. Deveria ser atividade não remunerada. CV é um desperdício de dinheiro público. Para manter uma aparência de representatividade. Muito cara pelo que sai de lá.

  3. Em várias oportunidades foi noticiado que a presidência da CMVSM teria aplicado multas na construtora responsável pela obra. Alguém poderia informar o somatório total destas multas e quando foram quitadas pela construtora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo