Arte

CULTURA. MASM apresenta exposição sobre arte urbana aliada à memória ferroviária. Entrada é franca

As cores e as expressões urbanas estão refletidas nas obras do artista. Foto Deise Fachin

Por Superintendência de Comunicação da Prefeitura de SM

Expressões artísticas aliadas à memória afetiva de um santa-mariense em relação a trens e ferrovias resultam na mostra “Subway 80 – Trash Train”. Assinada pelo artista visual Geraldo Markes, a exposição foi inaugurada na noite de terça-feira (12), no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) e segue aberta para visitação até 29 de setembro, com entrada franca.

Radicado em São Paulo há 26 anos, Markes é formado em Comunicação Visual (atual Desenho Industrial), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além de se dedicar às artes, o santa-mariense atua com publicidade, produção de eventos, lançamento de produtos e criação de vitrines na capital paulista. No entanto, é na manifestação artística que Geraldo Markes consegue expressar suas memórias.

“Quando criança em Santa Maria, viajei muito de trem. Então conservo um fascínio e uma ligação forte com a Gare da Estação, com as ferrovias, com metrôs, com mobilidade urbana e estética. Trago tudo isso aliado ao Graffiti, apresentando nessa exposição uma leitura cronológica da evolução da técnica desde seus registros mais antigos, nos metrôs de Londres e Nova York, por exemplo”, ressalta Geraldo.

A mostra apresenta 15 peças, a maioria criada a partir de um molde preenchido com fibra de vidro, resultando em pequenos vagões. Sobre as peças, o artista utiliza cores, grafismos, elementos da música, mais especificamente o Jazz, das histórias em quadrinhos, da arte pop e do cinema.

Durante a vernisage, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, destacou o privilégio que Santa Maria tem pela quantidade e qualidade de artistas que a cidade produz. E afirmou que a exposição de Geraldo Markes vem ao encontro do desejo do Poder Público em revitalizar e preservar a memória ferroviária no Município.

“Geraldo Markes nos brinda hoje com essa exposição maravilhosa e nos faz lembrar que precisamos cuidar das nossas memórias e nosso patrimônio histórico”, disse a secretária.

O responsável pelo MASM, Márcio Flores, elogiou a qualidade da mostra proposta pelo artista. “Podemos afirmar que a exposição do Geraldo traz a arte urbana para um espaço de arte legitimado e democrático com diversas manifestações artísticas”, explicou.

Serviço
O quê: Exposição “Subway 80 – Trash Train”
Visitação: Até dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Maria (MASM), localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 1.400 – Centro Integrado de Cultura Evandro Behr
Promoção: Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Entrada franca

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo