Trânsito

TRÂNSITO. Cruzamento da Silva Jardim com a Borges de Medeiros ganha conjunto de sinaleiras de led

Equipamentos foram instalados pela Prefeitura em um dos cruzamentos que mais registram acidentes. Foto João Alves

Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria

Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores dos bairros Rosário e Passo d’Areia, a Prefeitura de Santa Maria instalou um conjunto de semáforos no cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Silva Jardim. Os equipamentos começaram a funcionar na tarde dessa quinta-feira (05) e exigem atenção dos motoristas que trafegam pela região. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as sinaleiras vão garantir mais segurança no cruzamento, considerado um dos pontos com maior índice de acidentes registrados na cidade.

O conjunto semafórico instalado no local funciona de forma semelhante às sinaleiras existentes no cruzamento da Borges com a Rua dos Andradas. Os equipamentos de led, mais econômicos devido ao baixo consumo de energia e mais seguros para o trânsito por apresentarem luzes mais intensas e brilhantes, vão funcionar em dois tempos, tanto para quem trafega pela Avenida Borges de Medeiros, quanto para os motoristas que circulam na Rua Silva Jardim.

A secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, esteve no local vistoriando as alterações no cruzamento, juntamente com o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rossés. Fiscais de trânsito orientaram motoristas e pedestres.

“Há mais de 30 anos os moradores desta região solicitavam providências para este cruzamento. Muitos acidentes já foram registrados aqui e, a partir do estudo de viabilidade feito pelos técnicos da pasta, providenciamos a instalação das sinaleiras e também a sinalização horizontal e vertical deste ponto”, explicou Sandra.

Moradora do bairro há 60 anos, Lenir Marchi da Costa, 79 anos, comemorou a iniciativa da Prefeitura e diz já ter perdido a conta do número de acidentes de trânsito que presenciou na esquina de casa.
“Meu falecido marido chegou a instalar proteção de ferro em frente à nossa casa, mas nem isso conseguia evitar que os carros invadissem a calçada, pois nunca respeitaram o cruzamento”, afirmou a aposentada.

O que muda no trânsito
Os motoristas que transitam pela Avenida Borges de Medeiros, no sentido Norte-Sul, não poderão fazer a conversão à esquerda na Rua Silva Jardim e o único sentido permitido é continuar trafegando pela Borges. Já veículos que seguem pela avenida, no sentido Sul-Norte, só podem fazer a conversão à direita, na Silva, ou seguir reto pela Borges. Quem trafega pela Silva Jardim, sentido Bairro-Centro, tem três opções de rota: seguir em frente, converter à direita ou à esquerda na Avenida Borges de Medeiros.

Linha de ônibus será alterada
De acordo com o Sistema Integrado Municipal (SIM-SM), a linha São João – Fórum, no sentido Bairro-Centro está com alteração no itinerário a partir dessa quinta-feira (05). Os ônibus que trafegam pela Avenida Borges de Medeiros devem agora fazer a conversão à direita na Rua dos Andradas, depois seguir pela Rua Maria Quitéria e por fim converter à direita na Rua Silva Jardim, cruzando a Borges, em direção ao Centro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Lobisomem, cuidado com o Balinha de Prata.
    Mesmo tu sendo um animal “notúrnico” sabe das coisas das Ruas e Calçadas.
    Pedestre nesta cidade tem que correr e ter um par de olhos a mais, para ver quem chega de “revesgueio”
    Falando em Ciclovia. E a Ciclofaixa da Medianeira? Aquele mooooonte de cone que substituiu uma cicloVIA devida, ao menos estão cuidando bem dos Cones?

  2. Mais um cruzamento na cidade em que se instalam semáforos, sem se preocupar com a segurança do pedestre. Instalam semáforos para carros e não para pedestres.
    Reparem que sempre há fluxo de veículos em algum sentido. Por exemplo, na faixa de segurança na Borges, tem fluxo de veículos ora da Borges, ora da Silva, mas em nenhum momento sem fluxo nenhum. Sem semáforos para pedestres, o fluxo de veículos deveria ser interrompido em todos os sentido, por pelo menos 10 segundos, para que os pedestres possam iniciar a travessia das faixas de segurança em segurança!

    Nossa cidade tá bem de superintendente de Mobilidade, não? huahauhau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo