Destaque

PREFEITURA. Executivo já tem mais de 200 CCs

Em fevereiro, Prefeitura possuía 101 CCs. O número que cresceu ao longo do ano. Conforme o Portal da Transparência, hoje são 208

Por MAIQUEL ROSAURO, com imagens de Reprodução, da Equipe do Site

Uma nova listagem dos Cargos em Comissões (CCs) do Executivo Municipal foi divulgada no Portal da Transparência (imagem acima). A lista, com data de 7 de novembro, conta com 208 nomes (AQUI), um novo recorde na atual Administração.

Em setembro, a Prefeitura possuía 199 CCs (AQUI), em julho eram 177 (AQUI), em abril 166 (AQUI) e, em fevereiro, 101. A maioria dos novos contratados é para o cargo de assessor de governo, função que costuma ser desempenhada por um técnico.

De acordo com o Portal da Transparência, dos atuais 208 CCs, 16 atuam como CC 9 (secretários), 32 são CC 8 (superintendentes e secretários adjuntos), 49 são CC 7 (assessores de governo e chefes de gabinete), 60 são CC 6 (assessores de gabinetes e gerentes de projetos), 40 são CC 5 (coordenador setorial), 8 CC 2 (assessor regional) e três sub-prefeitos.

Com base na documentação anexa ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2018, entregue à Câmara de Vereadores no início de novembro, a Prefeitura registrou alta de 1,606% em Pessoal e Encargos nos primeiros nove meses de 2017. Já outras despesas tiveram uma queda acentuada, como Material de Consumo (-41,070%), Telefonia (-22,140%) e Combustível (-15,934%). Confira na imagem abaixo a economia promovida pela atual Administração:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Estabilidade, as “mamadas” e os cargos comissionados são três situações que nos custam caro, não atendem a sociedade como deveria, mantém o Estado inchado, ineficiente e desqualificado para atender as demandas sociais e sugam os bolsos da sociedade. Que paga a conta e não vê retorno à altura. Mas a “salvação” é política e viva a democracia tupiniquim! k k k ..

  2. “Conforme destaca Claudio Abramo – jornalista, a falta de clareza sobre as atribuições da função de assessoramento superior acarreta na contratação de profissionais despreparados. Segundo ele, isso é aproveitado para justificar a nomeação de pessoas sem qualificação alguma, usualmente cabos eleitorais, gente a quem se deve favores. ‘É impossível haver uma gestão eficiente nessas condições’, completa. Bruno Garschagen, mestre em Ciências Políticas e em Relações Internacionais e especialista do Instituto Millenium, concorda com Abramo. ‘A finalidade [dos cargos comissionados] é aparelhar a administração pública com representantes do partido e dar emprego a apadrinhados políticos’, pontua.”

  3. Cargos comissionados: ocupam os principais cagos da gestão, na maioria das vezes por pessoas sem nenhuma qualificação para a função ao qual foi lotada. É um fato absurdo como partidos tratam o Estado nessa questão.

    Números: no Executivo dos EUA, são quatro mil comissionados. Na Alemanha e na França, 500. No Reino Unido, 300. Na época dos vermelhinhos, o Executivo chegou a 100 mil. Que “lambuzeira” nessa mamada!! Não é à toa que ainda estão todos raivosos falando de golpe. Agora são 23 mil, mas ainda é muito, demais. O nosso Executivo local tem quase o mesmo número do Executivo do Reino Unido!! Não é surreal?

  4. A estabilidade mantém o Estado brasileiro parado no tempo das mudanças, inchado, desqualificado. Qualquer mudança estrutural, muitas vezes premente e necessária, vira uma choradeira e uma briga de foice, pois nesse país funcionário público equivocadamente age na presunção que tem poder para decidir sobre questões de Estado e e emperra as mudanças. Isso não existe.

    As mamadas estão aí, sabidas, cada classe tem uma ou mais destas, isso “vareia”: triênios, quinquênios, licença prêmio, auxilio moradia, funções gratificadas, dois a três meses de férias, acúmulo de cargos (é alocado para outra função e tem acúmulo de salário), salários acima do teto, etc.

  5. No serviço público temos três sintomas graves que comprovam que algo está muito errado: a estabilidade, os cargos comissionados e
    as mamadas já sabidas que cada classe dá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo