Coluna

Agora, acabou. É o processo contra mãe de vítima da Kiss. Isso e mais – por Luiz Roese

Processo contra mãe de vítima da Kiss, que foi inocentada, é arquivado

Agora, acabou. O único processo contra pai de vítima da tragédia da Kiss que não partiu do Ministério Público vai ter um fim definitivo. No final de julho deste ano, Irá Mourão Beuren, a Marta, mãe de Silvio Beuren Junior, o Silvinho, que morreu na tragédia da Boate Kiss aos 31 anos, foi inocentada no processo cível que sofria por injúria, difamação e falsidade ideológica.

Marta foi processada pelo promotor aposentado João Marcos Adede y Castro e pelo filho dele, o advogado Ricardo Luís Schultz Adede y Castro. O processo foi instaurado devido a um artigo publicado no jornal Diário de Santa Maria, de autoria de Irá. A ré foi defendida pela advogada Patrícia Michelon. O Ministério Público pediu a absolvição de todos os pais processados por promotores, mas isso não incluía a ação contra Marta.

Os advogados poderiam ainda recorrer da sentença que absolveu, mas não o fizeram. Pagaram as custas processuais e deixaram assim. Com tudo acertado, o juiz Michel Martins Arjona determinou o arquivamento da ação contra Marta.

Em julho, em outro processo, foi divulgada a sentença do juiz Leandro Augusto Sassi, que absolveu o pai de vítima da tragédia da Boate Kiss Paulo Carvalho. Ele respondia por calúnia e difamação, em ação criminal ingressada pelos promotores Joel Dutra e Maurício Trevisan. Nesse processo, ele foi defendido pelo advogado Pedro Barcellos Jr.

Ainda são processados os pais de vítimas Flávio José da Silva, vice-presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), e Sérgio da Silva, presidente da AVTSM. Eles são acusados de calúnia pelo promotor Ricardo Lozza. A ação tramita na 4ª Vara Criminal de Santa Maria. Sergio é defendido pelos advogados Ricardo Munarski Jobim e Luiz Fernando Scherer Smaniotto.

No processo, Flávio, defendido pelo advogado Pedro Barcellos Jr., requereu a chamada “exceção da verdade”. Ele tentava provar que não caluniou o promotor e que falou a verdade, ao dizer que o Ministério Público sabia que a Boate Kiss funcionava em situação irregular.

No julgamento da “exceção da verdade”, o placar final foi de 20 votos a 2 contra o pai. Agora, o advogado Pedro Barcellos Jr.apresentará um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Só chegará lá se o TJ/RS admiti-lo. Então, vamos aguardar. Lembrando que o Judiciário gaúcho está em recesso até 6 de janeiro.

Pedro Barcellos Jr. é oficializado como advogado da AVTSM

Pedro Barcellos Jr (na foto de Dartanhan Baldez Figueiredo/Divulgação) agora é oficialmente advogado da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Ele substitui Ricardo Munarski Jobim, cujo escritório atuava em processos ligados à tragédia com ele e com o advogado Jonas Espig Stecca.

Barcellos Jr. já atuava nos bastidores há algum tempo. Além disso, ele representa os pais de Igor Stephan de Oliveira, que morreu na tragédia e que completaria 20 anos no dia seguinte ao incêndio na boate Kiss. Ele também defende o pai de vítima Flávio José da Silva, que responde a processo criminal por calúnia, ingressado pelo promotor Ricardo Lozza.

Com 40 anos, Barcellos Jr. é formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, e é Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Damásio de Jesus, de São Paulo.

“É uma honra muito grande representar os pais nesse processo, estou muito lisonjeado. Espero dar o mínimo retorno, fazendo com que a verdade apareça”, diz Barcellos Jr.

Agora, uma palavra minha, de quem conhece o Pedro. Acima de tudo, ele está nessa por convicção, por acreditar que havia muito mais erros que não se resumem somente aos dos quatro réus do processo principal. É uma grande figura humana. A AVTSM está de parabéns por acreditar em um homem que é firme em suas ideias e que luta com afinco por justiça.

Importante destacar a posição firme do Pedro, que foi contra qualquer acordo e retratação. Diferentemente de outros que pregavam aceitar o acordo. Isso foi a pedra angular contra a prepotência e a tentativa de calar as vozes dos pais. A partir dessa posição, o Ministério Público se perdeu, a cada audiência, com a revolta dos demais familiares. Acabou, por pressão da população que aderiu à revolta,  a recuar e pedir a absolvição dos pais.  A absolvição de dois pais veio por decisão dos juízes, e não pelo MP.

Chance do estudar na melhor escola do Estado pela nota do Enem       

Há cinco anos, o Colégio Politécnico da UFSM figura, de acordo com as notas obtidas por seus alunos no Enem, como o melhor classificado no Rio Grande do Sul. E agora, até 8 de janeiro de 2018, abre as inscrições para o processo seletivo visando ao ingresso em Cursos Técnicos Subsequentes. São 105 vagas, distribuídas nos cursos de Técnico em Agricultura/noturno (40 vagas), Técnico em Cuidados de Idosos/noturno (35 vagas) e Técnico em Enfermagem/noturno (30 vagas). O processo seletivo será realizado no dia 28 de janeiro de 2018, no campus de Santa Maria. O interessado deve pagar a inscrição até 9 de janeiro, no valor de R$ 50. Para concorrer, é necessário ter concluído o Ensino Médio. Mais informações em www.coperves.ufsm.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo