Destaque

CÂMARA. SM “não pode se dar ao luxo de construir um palácio novo” para os edis, diz presidente da OAB

Obra da nova sede do Legislativo santa-mariense está paralisada desde janeiro de 2013 e é objeto de muita controvérsia e polêmica

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

Se depender da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de Santa Maria, os vereadores jamais irão instalar seus gabinetes no novo prédio, cuja obra está paralisada. Na quarta-feira (31), o presidente do órgão, Péricles Lamartine Palma da Costa, concedeu uma entrevista ao jornalista Fabricio Minussi, da Rádio Medianeira, posicionando-se de forma contrária à alteração de endereço dos edis.

“Não há uma necessidade, um fato, uma questão que justifique o emprego de milhões de reais, de uma cidade pobre, em um prédio novo para abrigar suas excelências, os vereadores”, disse Lamartine.

O advogado ressaltou que o atual prédio do Legislativo é histórico e compatível com as necessidades e a dignidade do parlamento.

“Santa Maria não se pode dar ao luxo de construir um palácio novo para seus vereadores”, argumentou.

Lamartine também afirmou que pretende entregar pessoalmente à Mesa Diretora do Legislativo um ofício com a posição do órgão. Caso os vereadores se posicionem de forma contrária, o presidente da OAB/SM não descartou conclamar os cerca de 3 mil advogados que atuem na cidade para definirem uma forma de atuação.

“Há, no mínimo, uma incongruência e quem sabe uma ilegalidade no que estão fazendo ou pretendem fazer com o pouco dinheiro do povo de Santa Maria, que não tem nem como chegar ao novo prédio da Câmara, pois transitam em ruas cheias de buracos”, finalizou Lamartine.

Vereadores discutem o tema

O Grupo dos 11, formado pelos onze vereadores que votaram juntos na eleição da Mesa Diretora em dezembro, irá se reunir nesta quinta-feira (1º), às 8h, para discutir o assunto. O encontro foi convocado pelo presidente da Câmara, Alexandre Vargas (PRB). Posteriormente, Vargas deverá se reunir com a Mesa Diretora e com todos os demais parlamentares para tratar do tema.

Conforme divulgado quarta-feira (31) pelo site (AQUI), o auditor do Tribunal de Constas do Estado (TCE), Romano Scapin, relatou que o órgão está “evoluindo muito no sentido de definir responsabilidades não apenas do gestor público principal, mas também de gestores secundários, no caso, servidores envolvidos nos processos de licitação, fiscalização e controle”.

A obra foi paralisada em janeiro de 2013 e até R$ 1,6 milhão já foram gastos com o empreendimento.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Quem a OAB/SM pensa que é, pra constranger um poder municipal? Se acha que existem problemas na câmara, que use um dos seus 3 mil associados e procure o sistema judiciário ou que se candidate, nas próximas eleições para vereador, e pare de chororô!

    Os buracos nas ruas devem incomodar os advogados em seus carros, aí o senhor Péricles Lamartine Palma da Costa acho que pode usar sua função para pressionar a câmara.

    Por fim, me parece que esses comentários só tem eco nesse site pq o presidente da OAB/SM é um dos debatedores do programa Sala de Debates.

  2. Quanto ao palacete, bueno, é bom ver a história dos outros. Hotel de Ville em Paris (abriga a prefeitura e os vereadores) é anterior a Revolução Francesa. Foi destruído e reconstruído. O que querem aqui? Gasta-se dinheiro num prédio “moderno” e o antigo vira um museu que só funciona em horário comercial e quase ninguém frequenta. Mais, museu precisa de funcionários.
    Brasil não é república, existe uma “nobreza” que se reveza nos cargos públicos conforme ocorrem eleições e uma “corte” composta de CC’s e FG’s.

  3. Petistas são sempre hilários. Em pouco mais de um ano Jorge Pozzobom deixou as ruas da cidade em estado lastimável. Bom mesmo era no tempo do Valdeci, as ruas pareciam mesas de bilhar e a cidade era tão limpa que os vermelhinhos até podiam comer no chão.

  4. Essa OAB, tãããããããão seletiva no que lhe causa indignação… E, por mais que eu concorde com o nobre presidente, essa dose de populismo dos buracos foi totalmente desnecessária, até porque é do seu colega JP, também “dotor adevogado”, que ele tem que cobrar. E eu ainda não vi ou ouvi dizer que ele levou 3 mil colegas para a frente do Paço Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo