AUDIÊNCIA. 20,8 mil leitores únicos em maio, o mês em que as redes sociais geraram duas notas campeãs
É verdade que foi uma notícia triste, a morte trágica do diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM e Patrão do CTG Sentinela da Querência, foi a mais lida durante todo o mês de maio, no www.claudemirpereira.com.br, conforme a auditoria do Google Analytics – prestador do mesmo serviço para todos os grandes portais brasileiros.
Mas não é menos verdade que a política de uma forma geral, e especialmente duas ronhas que tiveram origem no Facebook, acabou por galvanizar a atenção dos leitores do site que, mês passado, dentro da meta estipulada pelo editor, chegaram a perto de 21 mil. Para maior precisão, como você confere na imagem acima, 20.877 leitores diferentes.
E aí, no território (mais ou menos) livre da internet, as manifestações do prefeito Jorge Pozzobom, abertamente, e do vereador Francisco Harrisson, supostamente para um público restrito (tanto que foi retirada, não sem antes ser captada pelo repórter Maiquel Rosauro), acabaram por provocar intensa interação com internautas em geral e leitores do site e da rede social em particular.
Enfim, maio foi um mês notadamente político. Tanto que tem mais uma nota superlida, ao lado de outra, do mais puro serviço (e originalmente produzida pela assessoria de imprensa da Prefeitura) também compõem no quinteto que você confere (e, se quiser, relê) a seguir:
1ª – “MEMÓRIA. Morre Irineo Zanella, Patrão do Sentinela da Querência e Diretor do Centro de Ciências Rurais”, publicada na tarde de 10 de maio, quinta-feira (AQUI)
2ª – “CIDADE. Prefeito reclama de sofá em calçada, mas o Executivo não cumpre a lei que resolveria o problema”, publicada na madrugada de 15 de maio, terça-feira (AQUI)
3ª – “ELEIÇÕES 2018. Em reunião transmitida ao vivo, via Facebook, vereador denuncia futura compra de votos”, publicada na madrugada de 26 de maio, sábado (AQUI)
4ª – “PREFEITURA. O que funciona (ou não) na cidade, por conta da greve dos caminhoneiros: lixo, transporte…”, publicada na madrugada de 28 de maio, segunda-feira (AQUI)
5ª – “CÂMARA. Presidente desempata votação e impede gastos em viagem de dois edis para curso na capital”, publicada na madrugada de 16 de maio, quarta-feira (AQUI)
Mais ou menos 90% da internet (os números citados variam entre 85 e 95%) não são indexados, não são acessados pelo grande público. Existe muito lixo, mas é muito mais livre do que supõe o editor.