Destaque

ELEIÇÕES. Levantamento exclusivo traz líderes em interação no Facebook entre os nomes da cidade à AL

Nos últimos sete dias, Giuseppe Riesgo (NOVO) foi o que mais provocou interações no Facebook, seguido de Valdeci Oliveira (PT)

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site

Entre os 849 candidatos a deputado estadual no Rio Grande do Sul, pelo menos, 17 se consideram representantes de Santa Maria. Enquanto a campanha ganha corpo nas ruas, na internet eles se esforçam para que suas propostas alcancem um grande número de eleitores. Mas qual deles possui o melhor desempenho na maior das redes sociais?

Para responder a pergunta, o site comparou a performance dos 17 candidatos (AQUI a listagem com todos os nomes), no Facebook, nos últimos sete dias – entre segunda-feira (3) e às 21h de domingo (9). Para a pesquisa foram analisadas apenas as fanpages consideradas oficiais. Para o levantamento de dados foi utilizada a ferramenta CrowdTangle. No período determinado, apenas Adão Lemos (PODE) e João Kaus (MDB) não fizeram publicações.

O campeão de interações foi Giuseppe Riesgo (NOVO), com um total de 2.340 entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Ele é seguido por Valdeci Oliveira (PT), 1.998 interações; Jader Maretoli (PRB), 779; Luiz Carlos Fort (PR), 660; e Marion Mortari (PSD), 500.

Quem mais postou no período foi Valdeci, com uma média de 6,71 publicações diárias. Ele é seguido por Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), média 5,43 postagens por dia; Mortari e Fabiano Pereira (PSB), com 2,71; e Fort e Jader, 2,57.

Os candidatos com mais seguidores em suas páginas são, em ordem decrescente, Valdeci, com 26.188 curtidas; Fabiano, 23.612; Riesgo; 11.222; Mortari, 5.589; e João Chaves (PSDB), 2.935.

A liderança de Riesgo no total de interações é explicada pela visualização de vídeos em sua fanpage, com um total de 33.997 no período analisado. Ele é seguido por Jader, com 7.599; Valdeci, 6.652; Mortari, 3.307; e Luci, com 1.753.

Curiosamente, a postagem que mais rendeu interações entre todos os candidatos não foi uma live (vídeo ao vivo), mas uma publicação com imagem e texto feita por Riesgo na quinta (5). Segue abaixo:

 

É impossível quantificar o quanto as interações ou a quantidade de seguidores no Facebook irão reverter em votos no dia 7 de outubro. Mas é notável que, neste momento, alguns candidatos estão conseguindo se manter na vitrine à frente de outros, algo que para alguns pode trazer benefícios não agora, mas em 2020…

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo