Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueSaúde

PESQUISA. Projeto avaliará letramento em saúde a partir de entrevistas em cinco municípios

Sta Maria, POA, Pelotas, Campo Grande e Dourados integram estudo

Por Assessoria de Comunicação da UFSM

Um projeto no qual a UFSM está inserida tem visitado domicílios para identificar as dificuldades que as pessoas têm ao interpretar e usar informações de saúde, o que inclui a leitura de receitas médicas, bulas de medicamentos e resultados de exames laboratoriais, entre outras. Também estão incluídas no projeto as universidades federais do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e de Pelotas (UFPel), bem como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A pesquisa é realizada nas cidades-sede das universidades gaúchas (Santa Maria, Porto Alegre e Pelotas) e também em Campo Grande e Dourados (MS).

O projeto Letramento em Saúde tem a coordenação geral da professora Tatiane da Silva Dal Pizzol e da doutoranda em Epidemiologia Patricia Romualdo de Jesus, ambas da Ufrgs. A coordenação local, na UFSM, é da professora Liziane Maahs Flores, tendo a professora Edi Franciele Ries como corresponsável. Ambas docentes do Departamento de Saúde Coletiva e do curso de Farmácia, elas contam atualmente com a dedicação de 12 estudantes do curso de Medicina da UFSM atuando como entrevistadores, além do apoio dos gestores do departamento e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para encaminhamentos necessários ao projeto.

Aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto conta com recursos de R$ 120 mil para a sua execução. A amostra total de entrevistados, que inclui as cinco cidades mencionadas acima, foi definido em 1.600 pessoas, sendo 380 entrevistas para cada uma das capitais (Porto Alegre e Campo Grande) e 280 em cada município-polo do interior (Santa Maria, Pelotas e Dourados).

A população do estudo é constituída por brasileiros maiores de idade, que saibam ler e escrever, residentes em domicílios particulares permanentes, nas áreas urbanas dos cinco municípios estudados em 2023. Para o sorteio da amostra, foram considerados os setores censitários das áreas urbanas do Censo 2021. O processo de amostragem foi orientado por uma estatística.

Em Santa Maria, as entrevistas começaram no dia 21 de outubro, com previsão de término para 1º de dezembro. São realizadas perguntas sobre as características das pessoas, incluindo situação socioeconômica, condições de saúde, como entendem as informações de saúde e como usam a internet para obter informações sobre saúde.

O projeto tem o objetivo de chamar a atenção da população em geral sobre o que é o letramento em saúde e sobre a importância de se conhecer o grau de letramento em saúde do povo brasileiro, para que se proponham ações educativas nesse sentido.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo